Procuradora Geral da República valoriza especialização no combate à corrupção

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 24 out (Lusa) - A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, sublinhou hoje em Coimbra a importância da especialização dos magistrados do Ministério Público para o combate à criminalidade financeira e corrupção.

Joana Marques Vidal sublinhou que não se consegue combater a corrupção e a criminalidade financeira complexa "se não houver especialização dos magistrados", considerando que a especialização "potencia vantagens" nesse mesmo combate.

Também se podem observar ganhos com a especialização na investigação em torno da violência doméstica, frisou, considerando que é possível "melhorar a resposta" do Ministério Público com secções especializadas.

Esse processo acaba por ser importante para "a recolha das provas", "facilita a relação com a polícia" e permite uma "melhor investigação", salientou.

Nesse sentido, o Ministério Público, ao ter magistrados especializados, "passa a ter um rosto" e facilita o acesso da vítima a este órgão judicial, mas também a todas as entidades que "trabalham no apoio à vítima".

Apesar de necessária e importante a especialização dos magistrados, "não se pode esquecer uma visão integrada", referiu Joana Marques Vidal, que prestava declarações à comunicação social à margem da 7.ª Bienal de Jurisprudência, promovida pelo Centro de Direito da Família, juntamente com o Centro de Estudos Judiciários e a Ordem dos Advogados.

"Não se pode aprofundar o particular e perder de vista o todo", frisou.

Joana Marques Vidal observou também que, apesar de hoje "haver um desenvolvimento maior do que há alguns anos" no que toca ao direito da família e dos menores, continua a ver-se "pouca reflexão doutrinária e científica" em torno do tema.

A procurador-geral da República recusou-se ainda a prestar quaisquer declarações à comunicação social sobre os problemas que se observam na plataforma informática Citius.

JYGA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.