Mandela "em recuperação" celebra 95 anos no hospital

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pretória, 18 jul (Lusa) -- Milhões de pessoas em todo o mundo assinalaram hoje o 95.º aniversário de Nelson Mandela, reconfortadas pelas notícias de que o ex-Presidente sul-africano já consegue sorrir e cumprimentar as visitas.

Após seis semanas de tratamento hospitalar intensivo, Ndileka Mandela disse à agência noticiosa AFP que o seu avô regista "melhoras progressivas" e conseguiu "abrir os olhos".

A mensagem foi confirmada pelo Presidente sul-africano, Jacob Zuma, que visitou o seu antecessor na cama do hospital: "encontrei-o estável, desejei um feliz aniversário e ele foi capaz de sorrir".

Mandela, símbolo da reconciliação no mundo e que há apenas algumas semanas esteve perto da morte, foi internado em 8 de julho devido a uma infeção pulmonar recorrente que já tinha forçado à sua hospitalização por três vezes em menos de um ano.

No exterior do complexo hospitalar em Pretória, onde decorrem vigílias nacionais nos últimos 41 dias, registaram-se cenas de regozijo.

Grupos corais entoaram canções de luta anti-apartheid, enquanto jovens estudantes leram poemas dedicados a um homem que se prepara para concluir uma longa caminhada que o conduziu de preso político a primeiro Presidente negro da África do Sul.

"Taya [pai] Mandela provou uma vez mais que é um lutador", disse Agnes Shilowane, uma estudante universitária, citada pela AFP.

Mensagens de solidariedade e de conforto foram enviadas de todo o mundo, incluindo dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, para assinalar um aniversário que muitos receavam que Mandela não conseguiria celebrar.

O Presidente dos EUA Barack Obama, que não conseguiu visitar o seu ex-homólogo durante a sua visita à África do Sul em junho, prestou um tributo ao Nobel da Paz e apelou para que Mandela seja homenageado através do trabalho em regime de voluntariado.

"A minha família ficou profundamente comovida durante a visita à antiga cela de Madiba em Robben Island durante a nossa recente viagem", referiu Obama numa declaração.

"Teremos para sempre força e inspiração devido ao seu extraordinário exemplo de coragem moral, gentileza e humildade", acrescentou.

O Dalai Lama, o antigo presidente dos EUA Bill Clinton e sua mulher Hillary, o ator norte-americano Morgan Freeman ou o antigo Presidente sul-africano FW de Klerk, que compartilhou com Mandela o Nobel da Paz, foram outras personalidades que se associaram às celebrações.

"O lugar de Mandela na história da África do Sul está assegurado", considerou De Klerk numa declaração.

"O seu legado de coragem, perseverança e magnanimidade vão continuar a inspirar-nos, e às pessoas por todo o mundo, e também nas próximas gerações", sublinhou ainda o último chefe de Estado branco sul-africano e um dos obreiros da transição que implicou o fim do regime do apartheid, na década de 1990.

PCR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.