Dilma Rousseff inicia discurso de defesa no julgamento de processo de destituição

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 29 ago (Lusa) - A Presidente do Brasil com mandato suspenso, Dilma Rousseff, iniciou o seu discurso de defesa no julgamento do processo de destituição que decorre no plenário do Senado, a câmara alta parlamentar.

Acompanhada pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por dezenas de ex-ministros do seu Governo e por apoiantes, como o cantor Chico Buarque, Dilma Rousseff começou a falar às 09:53 (13:53 Lisboa) na condição de ré diante dos senadores, que serão os juízes que selarão o destino e seu mandato no processo de destituição.

Dilma Rousseff deverá falar durante cerca de 30 minutos e depois irá responder a perguntas dos senadores.

A chefe de Estado brasileira está suspensa desde 12 de maio, mas disse em eventos realizados em São Paulo e Brasília, dias antes do início do julgamento, que decidiu depor por considerar que deve "lutar" pela democracia e contra o que vê como um "golpe" por parte dos seus opositores que não conseguiram vencer nas presidenciais de 2014.

Numa carta remetida aos senadores em 16 de agosto, Dilma Rousseff chegou a pedir justiça, alertando que só o povo pode "afastar o Presidente pelo conjunto da obra".

A Presidente suspensa é acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com o objetivo de melhorar as contas públicas e de assinar decretos a autorizar despesas que não estavam previstas no orçamento.

Se for considerada culpada por 54 dos 81 senadores perderá o mandato e o direito de ocupar cargos públicos eletivos por oito anos.

CYR (ANYN) // JMR

Lusa / Fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.