Passos Coelho diz recusar-se a contribuir para mais "romances"

| Política
Porto Canal / Agências

Famalicão, 20 out (Lusa) - O primeiro-ministro disse hoje recusar-se a contribuir para fazer mais "romance" em torno do Orçamento do Estado para 20145 e em particular da sobretaxa do IRS.

Questionado sobre as notícias de que o CDS-PP teria sido apanhado de surpresa pelo adiamento para 2016 no reembolso do IRS, da redução em 1% da sobretaxa sobre aquele imposto, Passos Coelho respondeu: "Se há coisa que eu não gosto de fazer é ficção política".

"Julgo que os jornais têm abundantemente feito romances sobre a matéria orçamental e eu não contribuirei com nada que ajude a fazer mais romances à volta de uma coisa que é a proposta de Orçamento do Estado que foi apresentada na Assembleia da República", afirmou o primeiro-ministro, à margem de uma visita à fábrica da Salsa em Famalicão.

Passos Coelho optou por destacar as "opções claras e importantes para o país" versadas na proposta de OE para 2015 apresentada pelo Governo.

"O facto de, passados estes três anos, pela primeira vez, termos uma possibilidade de estar a devolver uma parte dos sacrifícios que foram feitos, ao nível seja dos pensionistas seja dos funcionários públicos, termos podido acomodar uma atualização do Salário Mínimo Nacional e estarmos pela primeira vez em condições de acomodar uma reforma do IRS que é mais amiga das famílias numerosas, são sinais muito positivos que eu acho que era importante que fossem destacados nesta discussão orçamental".

LIL // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.