Bloco de Esquerda vai votar contra orçamento de "7 pecados capitais"

| Política
Porto Canal com Lusa

O coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo declarou hoje que o partido vai votar contra o Orçamento do Estado para 2015 por considerar que contém uma lista de "sete pecados capitais" e define uma carga fiscal recorde.

Numa conferência de imprensa em que o voto negativo foi anunciado, João Semedo sublinhou que, "em 2015, os portugueses vão voltar a pagar mais impostos como nunca pagaram até hoje" e que vão continuar "a ver os seus salários cortados, os apoios sociais diminuídos", para além de reduções no financiamento de serviços públicos.

"Este é o orçamento que beneficia os lucros das grandes empresas, que prejudica todos os que vivem dos rendimentos do seu trabalho e que esquece os mais pobres", declarou o coordenador do Bloco de Esquerda.

De acordo com João Semedo, a lista dos "sete pecados capitais" inicia-se precisamente com "a maior carga fiscal de sempre", à qual se junta "o embuste do crédito fiscal, que mais não é do que um estratagema, do que uma aldrabice, para iludir aquilo que é a realidade deste orçamento: mais impostos sobre todos os portugueses".

João Semedo recordou ainda os cortes nos serviços públicos, em particular nas áreas da educação e da justiça, acrescentando, noutro ponto, que o "aumento nas pensões mínimas no valor de dois euros mensais" é um dos elementos "mais revoltantes, mais vergonhosos deste Orçamento do Estado" por não ser um aumento, mas sim "um insulto".

De seguida, o dirigente do Bloco de Esquerda salientou o "teto criado agora pelo Governo sobre os apoios sociais", em particular "no momento em que a pobreza atinge níveis como até hoje nunca [se tinham] visto na história da democracia portuguesa".

O coordenador do Bloco de Esquerda adicionou também o que considerou ser um "Orçamento do Estado zero em matéria de investimento público", o que "torna impossível o crescimento económico e sem crescimento económico não há mais emprego e sem mais emprego não há mais rendimento e sem mais rendimento não há mais consumo".

Por último, João Semedo classificou o Orçamento do Estado para 2015 como um documento "irrealista", contendo metas "impossíveis de concretizar" face à situação da economia portuguesa e da zona euro.

"O pior ponto deste Orçamento do Estado é que é o Orçamento do Estado em que de uma forma mais flagrante quem sai favorecido são os acionistas das grandes empresas, que vão pagar menos impostos, e os que saem mais prejudicados são exatamente todos os que vivem do seu trabalho e, sobretudo, isso é flagrante, é um Orçamento do Estado que esconde os mais pobres", afirmou o responsável do Bloco de Esquerda.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.