New York Times diz que fundo das Nações Unidas para combater o Ébola só tem 100 mil dólares

New York Times diz que fundo das Nações Unidas para combater o Ébola só tem 100 mil dólares
| Mundo
Porto Canal

O fundo das Nações Unidas para o Ébola tem cerca de 100 mil dólares (78 mil euros), uma ninharia comparativamente ao que a ONU diz precisar para combater o mais grave surto do vírus, escreve hoje o jornal New York Times.

A verba, proveniente da Colômbia, é uma minúscula fração dos mil milhões de dólares (781 milhões de euros) que a ONU estimou serem precisos para combater a epidemia que fez já cerca de 4.500 mortos, detalha o jornal norte-americano.

As Nações Unidas veem o fundo para o Ébola como uma fonte de dinheiro flexível que pode ser retirado consoante as necessidades para conter o vírus, referiu o New York Times, citando fontes da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse anteriormente aos jornalistas que o fundo tinha 20 milhões de dólares (15,6 milhões de euros) em dinheiro, precisando depois que o valor mencionado se referia a compromissos e não a dinheiro, sublinha o New York Times.

Separadamente, os dadores internacionais deram dinheiro e outros contributos avaliados em 376 milhões de dólares (294 milhões de euros) para programas específicos da ONU.

Desde o início do surto, em março passado, foram registados 8.997 casos de Ébola, dos quais 4.493 mortais, na sua maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde divulgado quarta-feira.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.