Feira de saúde alerta para doenças predominantes em Trás-os-Montes

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 17 jul (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) promove no domingo, em Vila Real, a feira "Juntos em Saúde" onde poderão ser realizados rastreios às doenças predominantes na região.

A iniciativa partiu do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHTMAD e visa promover a saúde na região.

O evento tem como objetivos uma maior partilha de informação sobre as doenças predominantes neste território e alertar para as causas, consequências e formas de prevenção.

De acordo com a unidade hospitalar, as doenças com maior incidência em Trás-os-Montes são o AVC, o enfarte agudo do miocárdio, cancros, problemas respiratórios obesidade e a diabetes.

Segundo anunciou hoje a organização, na praça do município serão instaladas diversos espaços dedicados a diferentes especialidades, onde durante toda a tarde estarão disponíveis médicos e enfermeiros da unidade hospitalar.

Os profissionais irão realizar rastreios às doenças predominantes na região e relacionadas, por exemplo, com as áreas da cardiologia, pneumologia, mas também poderão ser feitos rastreios à diabetes ou analisados os índices de massa corporal.

Na feira estarão ainda representadas as especialidades de neurologia, nutrição, terapia da fala, oncologia, medicina interna ou otorrinolaringologia.

Apesar de não ser um problema predominante na região, na feira poderão ainda ser efetuados testes articulatórios para detetar dificuldades na fala.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) associa-se ao evento através do curso de Desporto, que revelará exercícios e atividades que contribuem para uma saúde mais saudável.

O CHTMAD integra as unidades hospitalares de Vila Real, Chaves, Lamego e Peso da Régua.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.