Pedro Caldeira Cabral vence Prémio Carlos Paredes

| País
Porto Canal / Agências

Vila Franca de Xira, Lisboa, 14 out (Lusa) -- O álbum "Labirinto da Guitarra -- Antologia", de Pedro Caldeira Cabral, venceu por unanimidade o Prémio Carlos Paredes, no valor pecuniário de 5.000 euros, patrocinado pela Câmara de Vila Franca de Xira, anunciou hoje a autarquia.

"A decisão foi unânime entre os jurados", disse à Lusa fonte da autarquia.

O júri justificou a escolha, "considerando a excelência deste trabalho discográfico, e a carreira de décadas, como compositor, grande instrumentista, investigador e construtor de instrumentos, do seu intérprete", segundo a mesma fonte.

Constituíram o júri o poeta e músico José Jorge Letria, como representante da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o músico e compositor Carlos Alberto Moniz, como representante da Sociedade Portuguesa de Autores, o músico Pedro Campos e o jornalista, divulgador e crítico musical Ruben de Carvalho.

No ano passado, o prémio distinguiu ex-aequo os álbuns "Coisas Que a Gente Sente", de Rão Kyao, e "Alma", de Carminho, e, em 2012, também em ex-aequo, os álbuns "Fado Mutante", dos Rosa Negra, e "Hajime", de André Carvalho.

De acordo com a Câmara de Vila Franca de Xira, este prémio tem por intuito homenagear um dos maiores criadores e intérpretes musicais portugueses do século XX, o guitarrista Carlos Paredes, falecido em 2004, assim como incentivar a criação e a difusão de música de qualidade feita por portugueses.

O CD "Nocturno", do pianista Bernardo Sassetti, editado pela Clean Fead, foi o primeiro álbum distinguido com este galardão, em 2003.

Pedro Jóia, Ricardo Rocha, Mário Laginha, Carlos Barretto são alguns dos músicos que já receberam o Prémio Carlos Paredes.

A autarquia vila-franquense não adiantou a data da cerimónia de entrega do galardão que, habitualmente, se realiza no Museu do Neorrealismo, naquela cidade ribatejana.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.