BE quer chamar a 'troika' ao parlamento para falar sobre o BES

BE quer chamar a 'troika' ao parlamento para falar sobre o BES
| Política
Porto Canal

O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar requerimentos para ouvir os membros da 'troika' na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES, anunciou hoje a deputada Mariana Mortágua.

"Queremos perceber o que é a 'troika' esteve aqui a fazer, como é que a 'troika' esteve em Portugal durante três anos, como é que conseguiu fiscalizar o orçamento de cada família em Portugal, ir atrás das despesas mais básicas, e foi incapaz de perceber o que se estava a passar no BES", disse a parlamentar bloquista.

Mariana Mortágua falava aos jornalistas no final da reunião onde a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, conferiu posse à comissão de inquérito que se vai debruçar sobre o BES e o Grupo Espírito Santo (GES).

"Agora é a vez de a 'troika' vir à comissão de inquérito e prestar responsabilidades aos deputados sobre aquilo que não fez e devia ter feito", sublinhou a bloquista, que disse que o partido quer chamar "todos os envolvidos" no caso, seja do âmbito político ou empresarial.

A comissão terá o prazo regimental de 120 dias, podendo vir a ser alargada se tal for necessário.

O PSD escolheu o deputado Carlos Abreu Amorim para coordenar os trabalhos na comissão, ao passo que, ainda à direita, pelo CDS-PP foi indicada Cecília Meireles como deputada coordenadora.

O PS indicou Pedro Nuno Santos para coordenar os trabalhos na comissão e Miguel Tiago e Mariana Mortágua serão os principais intervenientes de PCP e BE, respetivamente.

No total, o PSD tem sete deputados efetivos na comissão, incluindo o presidente, Fernando Negrão, o PS tem cinco parlamentares, PCP e CDS dois e o Bloco de Esquerda um.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.