Ferro Rodrigues eleito líder parlamentar do PS com 69% dos votos

Ferro Rodrigues eleito líder parlamentar do PS com 69% dos votos
| Política
Porto Canal

Ferro Rodrigues foi hoje eleito presidente do Grupo Parlamentar do PS com 69 por cento dos votos favoráveis, percentagem idêntica àquela que registou no ano passado o seu antecessor no cargo, Alberto Martins.

De acordo com os números oficiais da eleição, votaram 65 dos 74 deputados, com a lista proposta por Ferro Rodrigues a obter 45 votos a favor (69 por cento), 11 contra (17 pore cento), seis brancos (nove por cento) e três nulos (cinco por cento).

Não votaram nove deputados (um deles o secretário-geral demissionário, António José Seguro), dos quais sete por se encontrarem em missão externa parlamentar.

A direção do Grupo Parlamentar do PS, liderada por Ferro Rodrigues, integra como novidades os nomes de Inês Medeiros, Isabel Santos, João Paulo Correia, Jorge Fão, Vieira da Silva e Luís Pita Ameixa.

Continuam nos cargos de vice-presidentes da bancada socialista Ana Catarina Mendes, Hortense Martins, Marcos Perestrello, Mota Andrade, Pedro Nuno Santos e Sónia Fertuzinhos.

Além do ex-presidente do Grupo Parlamentar do PS Alberto Martins, abandonam agora a direção da bancada José Junqueiro, António Braga, Fernando Jesus, António Gameiro, Pedro Marques e Odete João.

No ano passado, a lista liderada por Alberto Martins para a direção do Grupo Parlamentar do PS teve 69 por cento de votos favoráveis, tendo votado nas eleições 67 dos 74 deputados socialistas.

Em outubro de 2013, a lista liderada por Alberto Martins obteve 46 votos a favor, 15 contra (cerca de 22 por cento), cinco brancos e um nulo.

Há três anos, na primeira eleição para a direção da bancada da presente legislatura, Carlos Zorrinho foi eleito presidente do Grupo Parlamentar do PS com 62 por cento dos votos favoráveis.

Em setembro de 2011, votaram 72 deputados socialistas (apenas dois faltaram), tendo a lista liderada por Carlos Zorrinho obtido 43 votos a favor, 26 contra, dois brancos e um nulo.

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".