UGT saúda baixa do desemprego, mas quer saber se os empregos criados são precários

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, considerou hoje importante a baixa da taxa de desemprego, mas destacou que é preciso esperar pelos próximos meses para ver se os números refletem o trabalho sazonal e o emprego precário.

A taxa de desemprego em Portugal ficou nos 14% em agosto, o mesmo valor registado em julho, enquanto em termos homólogos cedeu 2,1 pontos percentuais, a segunda maior queda da União Europeia, divulgou hoje o Eurostat.

Carlos Silva considerou que "o abaixamento dos números do desemprego é um fator importante" e "poderá significar, ainda que poucochinho, um aumento para o crescimento económico e para a capacidade de as empresas oferecerem emprego".

"Nós compreendemos a questão sazonal. Este ano foi um ano excecional para o turismo e para a restauração e se os números [de desemprego] aumentarem em novembro e no início do ano, naturalmente que se dá razão àqueles que afirmaram que isto foi uma questão sazonal e que se apostou na precariedade das relações de trabalho", disse.

O dirigente sindical lamentou que "muito do emprego" criado "nos últimos três anos" seja "um trabalho precário, com pouca qualidade".

"Nós falamos em trabalho digno, mas o que muitas entidades patronais têm apostado é no trabalho precário, nos baixos salários e olham para o trabalhador como um número, como matéria descartável", considerou.

A taxa de desemprego de 14% em agosto compara com os 16,1% registados há um ano atrás e uma manutenção face aos também 14% de julho deste ano, quando tinha caído ligeiramente em relação aos 14,1% de junho. O desemprego jovem registou uma ligeira subida.

Quanto ao desemprego jovem, Portugal conheceu entre julho e agosto deste ano um ligeiro aumento, ao passar de 35,5% para 35,6%, mantendo-se como uma das maiores taxas entre os países europeus. Em agosto do ano passado, o desemprego atingia 37,1% dos jovens portugueses até aos 25 anos.

RCS (IM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".