Quase metade dos universitários acredita que em 2020 viverá fora de Portugal

Quase metade dos universitários acredita que em 2020 viverá fora de Portugal
| País
Porto Canal

Quase metade dos estudantes universitários portugueses (46 por cento) acredita que terá de emigrar, revela um estudo elaborado por uma consultora em parceria com a Universidade Católica, hoje divulgado.

No trabalho “Geração 2020 – O futuro de Portugal aos Olhos dos universitários”, o termo “emigração” é associado ao país por 50 por cento dos alunos, enquanto para 52 por cento prevalece a ideia de “esperança”.

O estudo foi realizado pela Imago, em parceria com a Católica, a partir de um inquérito a 1.100 estudantes de estabelecimentos públicos e privados, entre os 18 e os 30 anos.

Além de “emigração” e “esperança”, num conjunto de 19 conceitos positivos e negativos, surgem como mais citados os termos “desemprego”, “pobreza”, “solidariedade”, “revolução”, “cultura” e “juventude”, com valores acima de 30 por cento.

“A autoconfiança parece ser um traço caraterístico destes jovens que em 2020 começarão a ter um papel relevante no rumo do nosso país: 64% dos universitários acredita que serão eles próprios os principais impulsionadores da mudança, apenas atrás das universidades que lideram o ranking das instituições com maior potencial para fazer de Portugal um país melhor, com 81%”, lê-se no documento.

Seguem-se a família (59%) e a Europa (46%)”, nas respostas relacionadas com este tema.

Do outro lado estão as instituições nas quais menos jovens acreditam: os partidos políticos (13%) e a igreja católica (7%).

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.