Olhar para o recibo de vencimento é a melhor forma de analisar execução orçamental - BE

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 set (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que a melhor forma de analisar os dados da execução orçamental é olhar para o recibo de vencimento, de todos os que trabalham, e atestar o "assalto" que decorre há três anos.

"A melhor forma de explicar estes dados da execução orçamental é pedir a qualquer trabalhador ou trabalhadora que chegue a casa e veja o seu recibo de vencimento. E veja o assalto que lhe foi feito nos últimos três anos. Aqui, nesse assalto, terá a explicação dos dados da execução orçamental até agosto", começou por dizer a deputada do BE Mariana Mortágua.

A bloquista comentava os dados mais recentes da execução orçamental, e considerou que os números agora revelados atestam o "aumento brutal da carga fiscal" aliados a "cortes que eram temporários e ficaram permanentes".

De acordo com a síntese da execução orçamental de agosto, divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o défice das administrações públicas atingiu os 4.685,7 milhões de euros até agosto deste ano, em contas públicas, uma melhoria de 769 milhões de euros em termos homólogos.

O BE sustenta que o ajustamento apresentado pelo Governo é de 700 milhões de euros quando a austeridade programada para 2014 é de quatro mil milhões de euros.

"Onde é que foi parar o resto do dinheiro? Como é que o Governo corta [na despesa] e aumenta impostos no valor de quatro mil milhões de euros e depois tem um ajustamento para apresentar, uma redução do défice, de 700 milhões de euros. (...) Isto mostra como a austeridade não resolve as contas públicas", advogou a deputada Mariana Mortágua.

Segundo a síntese de execução orçamental até agosto, o Estado arrecadou mais de 23.700 milhões de euros líquidos em receita fiscal até agosto, um aumento de 1.690,2 milhões de euros perante igual período de 2013.

PPF (ND/SP) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.