Treinador do FC Porto minimiza liderança do Benfica antes da visita ao Sporting

| FC Porto
Porto Canal

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, relativizou hoje a liderança do Banfica na I Liga de futebol, considerando que ainda é cedo para olhar para a classificação, em vésperas do confronto com o Sporting.

"Só mais lá para a frente, não me preocupa. O que me preocupa é o próximo jogo e tentar ao máximo fazer um bom jogo, que estou certo será exigente e no qual espero uma boa resposta da equipa", disse o treinador espanhol a antevisão do "clássico" da sexta jornada, na sexta-feira com o Sporting, em Alvalade.

Lopetegui desvalorizou ainda que a equipa tenha quebra de rendimento devido à rotatividade dos seus jogadores e defendeu que o processo é para manter, dado que as competições são longas e esta é a melhor forma de tirar o máximo de rendimento do plantel.

"Estou contente com a resposta que os jogadores têm dado, mesmo em situações adversas. Acreditamos a 100 por cento e esta é uma situação a analisar jogo a jogo, para tirar o máximo de todos em função da equipa", acrescentou Lopetegui.

Ainda de acordo com o treinador portista todos os jogadores do plantel "vão ajudar a equipa em momentos chave da temporada", que, no seu entender ainda estão longe, pelo que todos têm de estar preparados para quando essa altura chegar.

Quanto ao Sporting, que vem de uma moralizante goleada em casa do Gil Vicente, por 4-0, enquanto o FC Porto cedeu em empate a 0-0 em casa com o Boavista, Lopetegui está certo de que irá ser um jogo difícil.

"O Sporting é uma equipa equilibrada, com bons jogadores, e com uma estrutura parecida com a do ano passado. É uma equipa a ter em conta, que apresenta muitos e variados válidos argumentos", defendeu.

Questionado sobre se este "clássico" com o Sporting iria inverter a tendência verificada nas últimas épocas, sem vitórias portistas e com poucos golos, Julen Lopetegui disse que não possui bola de cristal para adivinhar, mas deixou a mensagem.

"Jogar um jogo deste nível e exigência é um desafio para os jogadores fazerem boas exibições, que é o que tentamos sempre em qualquer campo onde jogamos", considerou.

Quanto à estratégia para levar de vencida o Sporting, bem como o "onze" para Alvalade, Lopetegui já tem uma pequena ideia, mas recusou-se a "levantar o véu".

"Temos muitas alternativas e logicamente procuraremos eleger os 11 jogadores que nos darão melhores condições. Temos a sã intenção e queremos ser protagonistas em todos os jogos em que participamos", referiu o treinador espanhol.

Ainda de acordo com o treinador o plantel portista está bem e praticamente na sua máxima força. Amanhã (quinta-feira) decidiremos qual será a convocatória e depois (sexta-feira) quem jogará. "Estão todos preparados e procuraremos eleger o 'onze' que poderá oferecer melhores condições", sublinhou.

Julen Lopetegui reconheceu que este tipo de jogos, tanto os "clássicos" como o dérbi portuense da última ronda com o Boavista, "têm um condimento especial".

"É um jogo cheio de importância e bonito e no qual todos querem participar", disso o técnico do FC Porto, terceiro classificado da Liga, com 10 pontos, que visita o Sporting, sexto, com nove.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.