Sporting-FC Porto: "Dragões" têm mais dois triunfos em vésperas do clássico 219

Sporting-FC Porto: "Dragões" têm mais dois triunfos em vésperas do clássico 219
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O FC Porto comanda com mais dois triunfos o histórico dos confrontos com o Sporting, em vésperas do 219.º duelo, a contar para a sexta jornada da edição 2014/15 da I Liga portuguesa de futebol.

Em 218 jogos, a contar para o campeonato, Taça de Potugal, Campeonato de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, os "dragões" somam 79 vitórias, contra 77 dos "leões", que lideram em termos de golos, com mais 19 (315 contra 294), isto num clássico que regista ainda 62 igualdades.

Num confronto que se jogou pela primeira vez na longínqua temporada de 1920/21, os "azuis e brancos" ascenderam ao comando do histórico já na segunda década do século XXI.

Desde 2010/11, realizaram-se nove jogos e o FC Porto venceu quatro, todos no Estádio do Dragão, e apenas perdeu um, em Alvalade (o do campeonato da época transata, por 1-0, com um tento de Slimani), onde ainda logrou quatro empates.

A supremacia dos portistas no clássico com os lisboetas já vem, no entanto, de há mais tempo, assentando, sobretudo, nos resultados conseguidos desde 1980/81.

No final dos anos 70 do século transato, o Sporting liderava de forma clara, com vantagem de 19 vitórias e 52 golos: depois disso, o FC Porto somou mais 21 triunfos (42-21) e marcou mais 31 tentos (109-78).

Em relação aos jogos realizados em casa, os "leões" venceram mais de metade (52 de 101), com 189 golos marcados e 100 sofridos. O FC Porto ganhou 20 vezes e registaram-se ainda 29 empates.

No que respeita às diversas competições, os "dragões" lideram na principal, o campeonato nacional, com mais seis triunfos (62 contra 56), em 160 jogos, com os "leões" a comandarem, porém, nos golos (233 contra 224).

Na Taça de Portugal, os "azuis e brancos" são líderes em toda a linha, pois contam mais vitórias (13 contra 11) e também mais golos (52-47).

Quanto às outras provas, o Sporting está por cima no extinto Campeonato de Portugal, com mais um triunfo e sete golos, e invicto na Supertaça (quatro vitórias e quatro empates, com 10-3 nos golos) e na Taça da Liga (um triunfo e uma igualdade, com 4-1).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.