Câmara do Porto quer saber se concessão da STCP tem "valor positivo ou negativo"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 set (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto afirmou segunda-feira que a autarquia pediu um estudo à Universidade Católica "para saber se a concessão da STCP tem um valor positivo ou negativo", inclinando-se, porém, para a última hipótese.

Rui Moreira falava numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que a CDU requereu só para debater a STCP e a Metro do Porto, empresas que o Governo decidiu concessionar.

O autarca disse que se a concessão tiver um " valor positivo" a Câmara poderá negociar com o futuro operador alterações à rede que a STCP tem na cidade, no sentido de a melhorar. Confirmou, aliás, ser por isso que Câmara tem mantido contactos com algumas transportadoras.

"Há áreas da cidade que não estão cobertas (pela STCP) com a capilaridade suficiente", com prejuízo para as populações, frisou Rui Moreira, reforçando que é isso que pretende corrigir.

O estudo da Universidade Católica ainda está ser feito, mas, "numa primeira análise, o valor da concessão é negativo". Neste caso, "o município não terá condições para concorrer", adiantou também Rui Moreira.

"Acreditamos que a equação possa vir a ser positiva", disse o deputado municipal do PSD Luís Artur, que apoiou a estratégia seguida pela Câmara quanto a este dossiê, com o argumento de que "está em causa o serviço público às populações".

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.