Quase 3.800 militares da GNR iniciam hoje operação "Idosos em Segurança 2014"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 set (Lusa) - A GNR inicia hoje várias ações de sensibilização junto dos idosos, para os ensinar a prevenir burlas relacionadas com a entrada em circulação da nova nota de dez euros e outras situações de burla e furto a residências.

A operação "Idosos em Segurança 2014", que termina a 19 de outubro, será executada pelos 3.761 militares dos Núcleos Idosos em Segurança (NIS), informou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR), em comunicado.

Nas ações de sensibilização, os militares irão transmitir "conselhos sobre procedimentos de segurança" para prevenir situações de burla e furto em residências, com "o objetivo de potenciar o sentimento de segurança", adianta a GNR no documento.

Durante a operação, os 3.761 militares vão contactar pessoalmente os idosos, mas também irão realizar "ações em sala", no decorrer das quais serão transmitidos e distribuídos folhetos com conselhos de segurança e cartões magnéticos com o contacto do NIS correspondente à área de residência.

Considerando a entrada em circulação da nova nota de 10 euros, da série "Europa", na terça-feira, a GNR irá aconselhar também os idosos sobre os procedimentos de segurança a adotar para prevenir eventuais situações de burla relacionadas com esta nota.

Durante a operação "Censos Sénior 2014", realizada entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro passados, a GNR sinalizou 33.963 idosos a viverem sozinhos ou isolados, sendo esta "a população alvo preferencial da presente operação".

Dos 33.963 idosos sinalizados pela GNR, 21.286 vivem sozinhos, 4.281 residem em locais isolados e 3.026 vivem sozinhos e isolados.

Os militares da GNR encontraram também 5.370 idosos a viverem acompanhados, mas que "se encontram numa situação de vulnerabilidade" devido às suas "limitações físicas e psicológicas".

No âmbito da operação "Censos Sénior 2014", a GNR registou um aumento de 4.008 idosos a viver sozinhos e mais 1.296 a residir isolados, relativamente ao Censos de 2013.

Viseu é o distrito com o maior número de idosos a viverem sozinhos ou isolados, onde foram identificados 2.945.

Dados da operação mostram também que outros dos distritos com maior número de idosos a viverem nestas condições são Beja (2.793), Guarda (2.713), Évora (2.418), Portalegre (2.116) e Santarém (2.076).

A operação "Censos Sénior", que a GNR realiza anualmente, é uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos ou isolados, tendo por principal objetivo atualizar o registo já existente e identificar novas situações.

HN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.