Preço oferecido pela EGF superior em 50% à média de avaliações da empresa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 set (Lusa) - O preço oferecido pelo consórcio liderado pela Mota-Engil, que venceu a corrida à privatização da EGF "é mais de 50% superior à média das avaliações da empresa", afirmou hoje o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

O ministro, que falava após o nome do vencedor ter sido anunciado pelo Conselho de Ministros, salientou ainda que este valor é duas vezes superior ao valor contabilístico da EGF.

Moreira da Silva destacou que o processo "decorreu com grande exigência e fortíssima competição", lembrando que foram apresentadas sete candidaturas na fase não vinculativa, de seis países.

O secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, acrescentou que a proposta escolhida "foi a que tinha maior nível de mérito" e corresponde a uma "valorização implícita de 149,9 milhões de euros", tendo recolhido recomendações unânimes dos assessores financeiros e jurídicos.

Adiantou por outro lado que 21 entidades manifestarem interesse na privatização da EGF, 12 subscreveram o acordo de confidencialidade, sete fizeram propostas não vinculativas e quatro vinculativas.

"Com esta privatização eleva-se o encaixe financeiro do Estado a 9,4 milhões de euros", acrescentou Manuel Rodrigues.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.