Plano estratégico para os resíduos urbanos 2020 entra hoje em vigor

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 set (Lusa) - O Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2020, que entra hoje em vigor, inclui, pela primeira vez, mínimos de eficiência e integra medidas para aumentar a recolha seletiva e a reciclagem e eliminar progressivamente a deposição em aterro.

A portaria, publicada em Diário da República no final do dia de quarta-feira, é assinada pelo secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, e consagra o PERSU 2020 como o "novo instrumento de referência da política de resíduos urbanos em Portugal Continental", revogando assim o PERSU II, que iria vigorar até 2016.

É igualmente criado o Grupo de Apoio à Gestão do novo Plano para um acompanhamento próximo da implementação, avaliação e revisão peródica, ficando a publicação do despacho a definir as suas atribuições e funcionamento remetido para os próximos 15 dias.

A nova orientação, até 2020, mantém o objetivo de garantir "um alto nível de proteção ambiental e da saúde humana", através do uso de processo, tecnologias e infraestruturas "adequadas", mas também promove a minimização da produção e da perigosidade dos resíduos e a sua integração nos processos produtivos, como materiais secundários, para reduzir o impacto nos recursos naturais.

O documento insiste nas metas globais já estabelecidas e listadas pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, na proposta de Compromisso para o Crescimento Verde, apresentada na segunda-feira, como a redução de 63% para 35% da deposição em aterro dos resíduos urbanos biodegradáveis, em 2020 relativamente a 1995, ou a recolha seletiva de 47 quilogramas por habitante e por ano.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".