Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho entrou na fase final de construção

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 09 set (Lusa) - O Centro de Alto Rendimento de Remo (CARR) do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, entrou na etapa final de construção, tendo sido aberto o concurso público para a conclusão do equipamento desportivo.

Está última fase de construção tem um valor base de um milhão e 50 mil euros, informou hoje o autarca de Foz Côa, Gustavo Duarte, para quem o CAR será o investimento mais "importante" dos últimos anos no concelho de Vila Nova de Foz Côa, apenas superado pelo Museu do Côa.

Gustavo Duarte explicou que o novo equipamento desportivo e de lazer terá um custo global de oito milhões de euros, fincando situado junto ao rio Douro, nas proximidades da localidade de Pocinho.

"Com conclusão desta fase, acredito que em março de 2014, o equipamento esteja pronto a ser inaugurado. Depositamos muitas expetativas nesta nova infraestrutura. Tudo porque há muitos atletas e seleções de todo mundo que mostram interesse em treinar neste novo centro de remo", disse Gustavo Duarte à agência Lusa.

"Houve várias seleções europeias que vieram estagiar para o Pocinho e consideram o local como um dos melhores do mundo para a prática do remo", assegurou o autarca.

Acrescentou que o espelho de água, o clima e a paisagem "são alguns dos atributos destacados pelos orientadores técnicos das equipas e seleções de remo que por ali passam, condimentos para que o CAR seja um sucesso a nível europeu".

Esta nova fase de obra inclui a construção de uma piscina coberta, um ginásio e uma área da animação.

O equipamento terá capacidade para albergar cerca de duas centenas de atletas num complexo desportivo que vai dispor de piscinas cobertas, ginásios, área social e os meios "mais modernos" colocados ao dispor dos atletas de alta competição.

O CARR vai desenvolver-se como as vinhas do Douro, ou seja, em patamares ao logo do rio, segundo um projeto que, afiançou o autarca, "tem sido abordado por várias publicações ligadas ao ramo da arquitetura".

"Ao desenvolver-se um complexo desportivo desta dimensão, todos os concelhos vizinhos vão beneficiar e mesmo tempo ser a âncora do desenvolvimento do turístico no Douro Superior", concluiu o autarca.

O equipamento conta com comparticipações de fundos provenientes de fundos comunitários através do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.