FC Porto vence Lille por 2-0 e segue para a fase de grupos da Liga dos Campeões

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto qualificou-se hoje pela 19.ª vez para a fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa os franceses do Lille por 2-0, em encontro da segunda mão do "play-off".

O franco-argelino Yacine Brahimi, aos 49 minutos, de livre direto, e o colombiano Jackson Martinez, aos 69, selaram o triunfo do "onze" de Julen Lopetegui, que na primeira mão já tinha triunfado por 1-0.

Na quinta-feira, os "dragões" vão estar no Pote 1 do sorteio da fase de grupos da "Champions", juntamente com Benfica e também Real Madrid, FC Barcelona, Bayern Munique, Chelsea e Atlético de Madrid, mais Arsenal ou Schalke 04.

Argelino Brahimi foi a "chave" do acesso aos milhões

O argelino Brahimi, com um golo e uma assistência, foi a "chave" da vitória do FC Porto, por 2-0, sobre o Lille, que colocou os "dragões" na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Apesar de "mandão" nos 90 minutos, houve momentos em que o conjunto de Julen Lopetegui revelou algumas dificuldades ofensivas, no que se deve contar com o acerto, desde metade do primeiro tempo, das linhas francesas, apesar de quase nunca terem feito perigar a baliza de Fabiano.

Nesta partida da segunda mão do "play-off" da prova "milionária", os portistas somaram a quarta vitória consecutiva em jogos oficiais desde o início da época, com a particularidade de ainda não terem sofrido qualquer golo.

Julen Lopetegui apostou no mesmo "onze" com que venceu os franceses na primeira mão, com uma diferença no banco: a ausência de Tello (lesionado) e a presença de Quintero.

Quanto ao Lille, sem poder contar com central Basa, o técnico René Girard optou por Rozehnal e, na frente, trocou Salomon Kalou, com queixas físicas nos ensaios, por Nolan Roux, que na primeira mão havia sido suplente utilizado.

O FC Porto começou bem, pegou no jogo e, com trocas rápidas de bola, conseguiu boas transições ofensivas, encostando os franceses à sua área.

Aos 10 minutos, após boa jogada na esquerda, a bola sobrevoou o campo de uma linha à outra e, da direita, Danilo cruzou de forma tensa para o segundo poste, onde Jackson Martinez falhou o desvio por pouco, apesar do esforço acrobático.

O único momento de perigo junto das redes "azuis e brancas" aconteceu aos 29 minutos, mas uma atenta intervenção de Maicon salvou a situação, quando Nolan Roux se preparava para ficar com Fabiano apenas pela frente, após passe errado de Casemiro na sua intermediária.

A seis minutos do intervalo, Lopetegui viu-se obrigado a gerir uma contrariedade, trocando Alex Sandro, provavelmente lesionado, pelo central Diego Reyes, colocando Martins Indi no corredor esquerdo.

Após o intervalo, os portistas voltaram a entrar com velocidade e, depois de uma boa cabeçada de Herrera, aos 47 minutos, bem defendida por Enyeama, o argelino Brahimi (49) apontou com máxima eficácia um livre direto, inaugurando o marcador.

Com o jogo aparentemente controlado, Lopetegui trocou Ruben Neves por Evandro (62), enquanto Girard substituiu Roux por Ryan Mendes (67).

Sem grandes soluções, o Lille baqueou quando, aos 69 minutos, Jackson Martinez correspondeu com o segundo golo, rematando na passada, a passe de rotura bem medido de Brahimi.

A última substituição portista, a cinco minutos do final, foi também forçada, por incapacidade física de Casemiro, substituído por Ricardo, que nem estava a aquecer, recuando Herrera para a posição de médio defensivo.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto -- Lille, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Brahimi, 49 minutos.

2-0, Jackson Martinez, 69.

Equipas:

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro (Diego Reyes, 39), Casemiro (Ricardo, 85), Rúben Neves (Evandro, 62), Herrera, Brahimi, Óliver Torres e Jackson Martinez.

(Suplentes: Andrés Fernández, Reyes, Evandro, Ricardo, Quintero, Quaresma e Adrián López).

Treinador: Julen Lopetegui.

- Lille: Enyeama, Béria, Rozehnal, Kjaer, Souaré, Mavuba, Balmont, Gueye (Delaplace, 77), Corchia (Marcos Lopes, 71), Origi e Roux (Ryan Mendes, 67).

(Suplentes: Elana, Soumaoro, Sidibé, Delaplace, Marcos Lopes, Rodelin e Ryan Mendes).

Treinador: René Girard.

Árbitro: Kim Thomas Haglund (Noruega).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Ryan Mendes (70), Balmont (81) e Béria (89).

Assistência: 45.208 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.