Complemento solidário para idosos sobe para 600 euros

| Política
Porto Canal / Hugo André Costa

O complemento solidário para idosos (CSI) vai passar de 550 para 600 euros mensais, já a partir do mês de junho.

O anúncio do aumento de 50 euros foi feito pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, no final da reunião do Conselho de Ministros, desta quinta-feira.

O CSI, que benefica 145 mil reformados e pensionistas portugueses, vai, também, garantir acesso gratuito aos medicamentos receitados pelo médico, já que a comparticipação vai passar de 50% para 100%, garante o Chefe de Governo.

Os critérios de atribuição do CSI também vão sofrer alterações, já que os rendimentos dos filhos dos beneficiários, ou dos candidatos a beneficiários, vão deixar de ser tidos em conta.

Luís Montenegro pretende aumentar o apoio solidário a idosos para 820 euros, ainda durante a legislatura.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.