OMS informa que o ébola já causou 1.229, 84 dos quais em três dias

OMS informa que o ébola já causou 1.229, 84 dos quais em três dias
| Mundo
Porto Canal

A epidemia de Ébola já causou 1.229 mortos, 84 dos quais em três dias, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), assinalando a forte progressão da doença apesar da mobilização internacional.

Entre 14 e 16 de agosto, foram registados 113 novos casos (confirmados, prováveis ou suspeitos) e 84 mortes nos países da África Ocidental afetados, de acordo com este novo balanço apresentado pela OMS em Genebra.

No total, desde o início da epidemia em março, a OMS contabilizou 2.240 casos, dos quais 1.229 resultaram na morte do doente.

A Libéria é o país que registou o maior número de mortos entre 14 e 16 de agosto, com 53 mortes e 48 novos casos. No total, foram contabilizados 834 casos, com 466 mortos.

Na Guiné-Conacri, onde esta epidemia teve origem, foram registadas 14 novas mortes e 24 novos casos, atingindo-se um total de 543 casos, incluindo 394 mortos.

Na Serra Leoa, naquele período de três dias foram registados 17 mortos e 38 novos casos. O balanço é agora de 848 casos, com 365 mortos.

A Nigéria contabilizou três novos casos e nenhuma morte entre 14 e 16 de agosto. O país mais populoso de África conta com um total de 15 casos, incluindo quatro mortos.

A OMS decretou a 08 de agosto o estado de emergência de saúde pública mundial contra esta epidemia de febre hemorrágica sem precedentes e recomendou medidas de exceção nos países afetados.

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.