El País avança que Bruxelas prepara segunda linha de ajuda preventiva para Portugal

| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia está a preparar uma segunda ronda de ajuda a Portugal, prevendo a dificuldade de Lisboa regressar com sucesso aos mercados em meados de 2014, quando expirar o atual programa de resgate, informou o El País.

Duas fontes da União Europeia citadas pelo jornal espanhol, que tinha esta noite em destaque no seu portal a notícia de uma segunda ajuda a Portugal, garantem que estão em curso conversações com o Governo português para que esteja disponível a tempo "uma linha de crédito de precaução" do fundo de resgate europeu (Mecanismo Europeu de Estabilidade - MEDE).

A mesma possibilidade poderá ser explorada com a Irlanda, segundo o diário.

Essa linha de crédito, explica o El País, será um "resgate suave" com o objetivo de evitar que a saída do programa, em maio de 2014, "seja um calvário" para Portugal.

Para o jornal espanhol, esta segunda ajuda a Portugal pode ter duas leituras, uma positiva e outra realista. Se pode ser um sinal de que "Bruxelas não vai deixar cair Lisboa, que fez tudo o que a 'troika' pediu e mais ainda", e que a Comissão Europeia vai ajudar o Governo português a tentar acalmar as preocupações dos parceiros europeus e dos mercados, também pode indicar que o "programa português não funciona e que é necessário dar um novo impulso a Portugal".

Quanto às possibilidades das linhas de crédito que poderão ser concedidas a Portugal, o El País indica que o "MEDE poderá dar um novo empréstimo a Lisboa, optar por comprar dívida no mercado primário (a solução mais provável) ou no secundário".

"Em todos os casos haverá condições associadas, apesar de menos exigentes, com exames menos completos e mais espaçados no tempo", escreve o jornal ao salientar que essa linha de precaução permitirá sobretudo ativar o programa de compra de dívida que o Banco Central Europeu acordou em setembro, mas que ainda está dependente do veredicto do Tribunal Constitucional alemão.

Segundo o El País, esta fórmula de "resgate suave" será decidida nos próximos meses.

Hoje, o Eurogrupo vai debater a situação de Portugal, da Grécia e Espanha.

Fontes financeiras citadas pelo El País salientam que o Fundo Monetário Internacional procurará "algum tipo de reestruturação" da dívida portuguesa, tal como na Grécia, situação a que "União Europeia se irá opor radicalmente".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.