"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos

"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos
CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Barcelos divulgou os jardins adornados com flores sazonais, principalmente tulipas, que embelezarão a cidade durante a primavera e o verão.

“A Primavera chegou mais cedo a Barcelos. Obrigado a todos os que trabalham para embelezar a nossa cidade”, foi desta forma que a autarquia de Barcelos partilhou as imagens dos jardins.

Porto CanalPorto Canal

A cidade do ‘galo’ é reconhecida em todo o país devido à sua lendária competição de flores.

Segundo o jornal O Minho, a apanha das pétalas é levada a cabo pelas associações, e posteriomente, no cortejo das Festas das Cruzes, precisamente na primavera, as flores são lançadas sobre a assistência revestindo as ruas da cidade com um tapete de cor.

“A luta de flores constitui um momento simbólico que permite expor a tradição e a identidade cultural de cada freguesia a participar e do município em geral”, pode ler-se no portal da autarquia.

A origem remonta ao início do século XX e era, inicialmente, “uma parada agrícola em que os trabalhadores traziam as flores dos campos espalhando-as pela cidade num ato catártico de celebração da primavera”, citado pelo jornal.

A Festa das Cruzes é primeira grande romaria do Minho e este ano decorre de 30 de abril a 05 de maio.

+ notícias: Norte

Matosinhos. GNR detém suspeito de capturar aves de forma ilegal

A GNR deteve um homem em Matosinhos, no distrito do Porto, suspeito de capturar aves através de recurso a alçapões, redes e chamarizes, e resgatou 52 pássaros de espécies que se encontravam em cativeiro, foi esta quinta-feira anunciado.

Projeto “Vai-me à Loja”. Câmara da Feira investe 892 mil euros para modernizar comércio

Santa Maria da Feira vai aplicar 892.000 euros do programa Bairros Digitais na evolução do projeto “Vai-me à Loja”, com vista à modernização digital de 200 estabelecimentos de comércio, serviços, alojamento e restauração no centro histórico do concelho.

Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena

Ainda não está definido o valor total da empreitada em torno da futura Póvoa Arena, obra que esteve parada durante dois anos. Os trabalhos foram adjudicados por 8,7 milhões de euros. O empreiteiro estimou que os custos poderiam sofrer um incremento de três milhões de euros. Neste momento, já há 614 mil euros em “erros e omissões”.