Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena

Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena
| Norte
Porto Canal

Ainda não está definido o valor total da empreitada em torno da futura Póvoa Arena, obra que esteve parada durante dois anos. Os trabalhos foram adjudicados por 8,7 milhões de euros. O empreiteiro estimou que os custos poderiam sofrer um incremento de três milhões de euros. Neste momento, já há 614 mil euros em “erros e omissões”.

De acordo com o Jornal de Notícias ( JN), a oposição socialista teme que os poveiros sejam chamados a pagar uma fatura “exorbitante”.

“Estamos a tentar que não haja nenhuma derrapagem e a seguir de perto todo o processo”, frisou o vice-presidente da autarquia, Luís Diamantino.

O vereador do PS João Trocado explicou à mesma fonte que “o empreiteiro reclamou logo três milhões de euros nos primeiros 60 dias. É um valor apenas indicativo. Em todo o caso, há a possibilidade de acontecer e, por isso, optamos por ficar de fora deste compromisso”.

Atualmente, já há cerca de cinco milhões de euros pagos e mais de 50% da obra da futura Póvoa Arena concretizada.

O vereador socialista, que em reunião do Executivo votou contra o segundo aditamento ao contrato da empreitada do futuro multiusos, sublinha que “a avultada obra” prejudica a capacidade da Câmara de dar resposta a outro tipo de prioridades, como a educação ou a área social.

Luís Diamantino, por seu lado, que admitiu ter reclamado, no início, dos três milhões de euros, acredita que a “derrapagem” não chegará “nem perto dos três milhões de euros”.

A construção da Póvoa Arena, estava prevista para arrancar em dezembro de 2020, contudo, a ação judicial da Patripove - Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro, que impediu a demolição da antiga Praça de Touros, prolongou-se por quase dois anos, atrasando o avanço da obra.

Com o processo encerrado em setembro de 2022, a autarquia anunciou que iria avançar para tribunal de forma a ser ressarcida por eventuais acréscimos de custos decorrentes da paragem forçada. “O processo, diz o vice-presidente, ainda decorre”, diz a mesma fonte.

O futuro pavilhão multiusos poveiro terá capacidade para três mil pessoas.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.