Circulação na A20 em direção à Ponte do Freixo reaberta mais de quatro horas depois

Circulação na A20 em direção à Ponte do Freixo reaberta mais de quatro horas depois
| Norte
Porto Canal / Agências

A circulação na Autoestrada (A20), em Vila Nova de Gaia, foi reaberta às 13h30, quatro horas e meia após ter sido cortada no sentido sul-norte devido a um acidente de viação, revelou à Lusa fonte da GNR.

No acidente, ocorrido cerca das 09h00, estiveram envolvidos três veículos ligeiros e um pesado de mercadorias, tendo sido contabilizados quatro feridos ligeiros.

Durante este período, os operacionais no terreno procederam à limpeza da via, que faz a ligação entre a Autoestrada A1 e a ponte do Freixo, no Porto, e à remoção dos veículos acidentados, acrescentou a fonte da Guarda.

Estiveram nestes trabalhos 19 elementos, apoiados por nove meios.

Circulação no IP4 reaberta desde as 13h25

O trânsito no IP4, entre a Pousada do Marão e o nó da Campeã, em Vila Real, foi reaberto às 13h25, cinco horas após ter sido encerrado devido à queda de neve, afirmou a Proteção Civil.

De acordo com o Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa, aquele troço da IP4, na zona de Amarante, foi encerrado nos dois sentidos às 08h20.

A reabertura aconteceu após terem sido concluídos os trabalhos de limpeza das duas vias, acrescentou a fonte.

A neve caiu com alguma intensidade em alguns locais do distrito de Vila Real, condicionando a circulação rodoviária, mas apenas o IP4 esteve cortado ao trânsito.

Segundo a GNR, as principais autoestradas do distrito – a A24, a A4 e a A7- estão transitásseis, embora se aconselhe muita precaução na circulação em alguns troços.

Portugal continental registou 36 ocorrências durante a noite, um número bastante inferior ao de sexta-feira (349), tendo-se concentrado sobretudo na região Norte, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Entre as 00h00 e as 08h00, registaram-se 36 ocorrências, que afetaram mais o Norte, 20 das quais foram limpezas de via, referiu fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Oito registaram-se na Área Metropolitana do Porto, indicou.

Não houve danos materiais significativos nem vítimas, destacou.

Na sexta-feira, Portugal continental registou 349 ocorrências até às 21 horas devido ao mau tempo, com a Grande Lisboa e a Área Metropolitana do Porto a serem as regiões mais afetadas, segundo fonte da Proteção Civil.

A ANEPC tinha avisado a população para tomar medidas preventivas devido ao agravamento das condições atmosféricas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.