Vai nevar no Porto? A previsão dos especialistas

Vai nevar no Porto? A previsão dos especialistas
| Porto
Porto Canal

A vaga de frio extremo e neve estão a marcar o início de março, cobrindo algumas regiões do Norte de Portugal por um manto branco. Será que o cenário vai repetir-se na Área Metropolitana do Porto? Vamos a factos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As previsões meteorológicas indicam que pode nevar nas terras altas do Norte até à próxima segunda-feira, 11 de março. Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho devido à queda de neve prevista para a madrugada e manhã deste sábado. Também Bragança e Viseu contarão com o mesmo alerta, a partir das 21 horas e até às 09h de sábado. Aveiro, Coimbra e Porto encontram-se em alerta amarelo ao longo do mesmo período. Está ainda prevista uma acumulação de neve até 20 centímetros em áreas acima dos 800 metros e até 40 centímetros, em zonas superiores aos mil metros de altitude.

Mário Marques, climatologista e especialista em riscos naturais, explica ao Porto Canal que a atual situação meteorológica é “normal, o que não é normal é termos aquele calor que tivemos em janeiro e fevereiro” e que este “poderá ser o maior nevão desde 2018, em termos de área geográfica abrangida”.

O especialista em clima recorda que a queda de neve era um acontecimento recorrente até aos anos de 2007-2008. “Era normal começar a nevar no Marão, por exemplo, no início de outubro”, altura em que aconteciam “os primeiros nevões”, algo que não tem acontecido desde 2010, o último inverno rigoroso. Mário Marques relembra que janeiro de 2010 foi o último inverno onde se viu cair neve no Porto. Antes desse, apenas nevou em 2008, 2001, 1996, 1987 e 1983. Antigamente, no Porto nevava de “20 em 20 anos, ou de 15 em 15 anos, era mais ao menos essa a decadência”, realça o climatologista.

Quanto à probabilidade do evento meteorológico realizar-se na cidade do Porto, Mário Marques afirma de forma peremptória que não vai nevar na cidade do Porto, nas próximas horas, mas que poderão existir regiões do distrito a ficarem pintadas de branco, tais como Amarante, Baião e Mesão Frio.

A razão está associada à proximidade marítima. “Nova York tem a mesma latitude que o Porto e lá neva muito mais. No Porto, o fluxo sazonal vem do mar e é muito mais ameno, não é tão frio. Para nevar, o frio tem que vir de Espanha”, realça.

O tempo frio no distrito do Porto vai manter-se durante o fim de semana, sendo que só no início da próxima semana é que os termómetros irão registar uma ligeira subida.

+ notícias: Porto

PSP faz das maiores apreensões de sempre no Porto

A PSP esclareceu esta terça-feira que da operação feita no fim de semana em Gondomar e na Maia, distrito do Porto, resultou a apreensão de quase 602 mil euros, admitindo poder ser uma das maiores verificadas na região.

Casa de Armanda Passos no Porto abre pela primeira vez para mostrar 45 obras da artista

A casa da pintora Armanda Passos, no Porto, vai abrir pela primeira vez as portas ao público para dar a conhecer 45 obras da artista dos anos 1980, três das quais 'carvões', adiantou, esta terça-feira, à Lusa a curadora.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.