Já é possível consultar online os rendimentos dos políticos

Já é possível consultar online os rendimentos dos políticos
| Política
Porto Canal

A plataforma da Entidade para a Transparência já se encontra disponível. O sistema implementado possibilita a visualização online das declarações de rendimentos dos políticos e detentores de cargos políticos, que têm um prazo de 60 dias para submeter os documentos eletrónicos.

Após um atraso de um ano, a plataforma online para aceder às declarações de rendimento e património dos políticos e titulares de cargos públicos está finalmente disponível. De acordo com o Jornal de Notícias, em comunicado, o Tribunal Constitucional explicou que os envolvidos têm 60 dias para submeter as suas primeiras declarações, que anteriormente eram feitas em papel. Serão implementados controlos adicionais para garantir a entrega e a fiscalização.

“A plataforma e a respetiva base de dados apenas irão sendo preenchidas e disponibilizando informação para acesso público online ao longo do tempo, à medida que, quanto ao universo de sujeitos abrangidos pelo dever de apresentação das declarações, se verifiquem os factos que determinam esse dever de apresentação”, lê-se na missiva.

Na prática, todos os atuais deputados e membros do governo devem submeter as suas declarações de cessação de funções. Por outro lado, os novos deputados e futuros membros, do governo, também terão de enviar as suas declarações de início de funções através da plataforma disponível em entidadetransparencia.pt.

O Tribunal Constitucional assegura ainda que “serão reforçados o controlo da entrega e a fiscalização dessas declarações e o acesso público à informação contida nas mesmas que, legalmente, deva ser publicamente acessível online”, citado pelo jornal. Esta transição para o meio digital visa a simplificação do processo, tornando-o mais seguro, rápido e eficiente. As responsabilidades dos declarantes permanecem as mesmas que anteriormente eram exigidas em papel.

 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.