Última semana de campanha eleitoral com ações de Norte a Sul do país

Última semana de campanha eleitoral com ações de Norte a Sul do país
| Política
Porto Canal / Agências

Os últimos cinco dias de campanha eleitoral arrancam, esta segunda-feira, com os líderes dos principais partidos concorrentes às eleições legislativas do dia 10 de março a centrar as suas ações no Norte, com arruadas e comícios.

O secretário-geral do PS continua o seu périplo pelo Norte do país, arrancando de manhã com uma viagem de comboio no Marco de Canavezes em direção a Campanhã, no Porto, seguida de uma arruada na Afurada em Vila Nova de Gaia.

Durante a tarde, Pedro Nuno Santos visitará as obras de construção de novas habitações, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em Anadia (Aveiro), e, ao final do dia, fará uma ação de rua em Coimbra, seguindo-se um jantar/comício.

No nono dia da campanha das eleições antecipadas, o líder do PSD e da coligação Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, vai andar por Trás-os-Montes e Alto Douro, começando o dia com uma arruada em Vila Real.

Luís Montenegro também andará pelas ruas de Bragança, numa ação de contacto com a população, terminando o seu dia com um comício em Macedo de Cavaleiros.

O presidente do Chega, André Ventura, mantém os dois habituais comícios diários: um em Santarém, à hora de almoço, e outro em Portalegre, ao jantar.

Por sua vez, o líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, dedicará o seu dia às empresas, com uma visita em São João da Madeira (Aveiro) e com um almoço em Leiria.

Entre o Norte e o Centro, o secretário-geral do PCP arranca o dia com uma tribuna pública sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em frente ao Hospital de Santo Tirso, seguida de uma sessão pública “em defesa da produção nacional” e um desfile em Matosinhos.

A ação de campanha de hoje de Paulo Raimundo termina em Coimbra com um comício.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, estará por Setúbal, tendo uma viagem de barco, de manhã, uma arruada, ao final da tarde, e um jantar/comício a partir das 20:00.

Também a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, vai andar pelo distrito de Setúbal, com especial incidência em Almada, com uma iniciativa na estação do Pragal, uma visita a Associação Onde Há Gato Não Há Rato, que alega ter por missão "controlar a superpopulação de gatos errantes”, e uma arruada.

Ao final da tarde, a comitiva do PAN fará uma ação de rua no Seixal e visitará a APCAS - Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal.

O líder do Livre também dedica a ação de campanha de hoje a Setúbal, visitando logo pela manhã a ArtesanalPesca, uma cooperativa de armadores de pesca, em Sesimbra.

Na parte da tarde, Rui Tavares vai visitar o Centro Comunitário PIA II e o Centro Social da Trafaria, em Almada, e participará numa sessão pública sobre o contrato com o futuro do distrito de Setúbal.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar em 10 de março para eleger 230 deputados à Assembleia da República.

A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.