"Padre estagiário" e "comentador de futebol de extrema-direita". Financial Times analisa crescimento do Chega em Portugal

"Padre estagiário" e "comentador de futebol de extrema-direita". Financial Times analisa crescimento do Chega em Portugal
| Política
Porto Canal

O jornal britânico Financial Times publicou, esta sexta-feira, um artigo sobre o líder do Chega, André Ventura, intitulando-o de “padre estagiário” e “ex-comentador de futebol de extrema direita”.

“O mais recente populista de extrema-direita em ascensão na Europa (…) está a dominar a campanha eleitoral de Portugal”, lê-se no artigo.

A mesma fonte realça que Ventura “está em alta ao capitalizar as opiniões racistas de partes do eleitorado e o desânimo económico da juventude portuguesa”.

Dá ainda conta dos resultados do Chega nas últimas sondagens, atirando como provável que o partido “consolide o seu lugar como a terceira força na política portuguesa”.

Pedro Nuno Santos também fez comentários sobre o adversário. Ao mesmo jornal, o candidato do PS ressalva que o Chega “tem um projeto racista e xenófobo que vai dividir a nossa sociedade. E queremos parar com isso”.

O Financial Times recorda também a ‘construção’ do partido e as propostas eleitorais do candidato a primeiro-ministro.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.