Fevereiro é o mês mais curto do ano. Sabe porquê?

Fevereiro é o mês mais curto do ano. Sabe porquê?
Foto: Porto Canal
| País
Porto Canal

Não. Não se prende com o facto de ser ou não ano bissexto. Esta tende a ser a confusão mais recorrente, mas, na verdade, a explicação remonta ao império romano e à altura em que Júlio César quis adaptar o calendário, deixando de se basear na lua para se basear no ciclo solar.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A existência de várias festividades em Roma, 600 anos antes do nascimento de Cristo, levou à necessidade de as agrupar e organizar de forma a evitar conflitos de “agenda” e lutas entre romanos. Iniciava-se assim uma discussão que levaria à criação do primeiro calendário.

Os astrónomos dessa época eram já capazes de definir, de forma bastante precisa, o intervalo entre o solstício de verão até ao solstício de inverno. Através desses marcos tornava-se então possível definir o tempo que decorria entre dois solstícios de verão: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Estava assim fixado o tempo necessário para se repetir o dia mais longo do ano.

A adaptação para o uso do calendário lunar acabaria por surgir pouco depois, dada a facilidade do seu uso. Os meses começariam por ser estabelecidos como tendo a duração de 30 ou 31 dias, número que seria alterado por Numa Pompilius, rei de Roma de 715 a 672 a.C., tendo em conta o “azar” dos números par e a sua vontade de definir o ano de acordo com os 12 ciclos lunares.

O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.

Feitas as contas, os 355 dias de ciclos lunares eram manifestamente inferiores aos 365 dias do ciclo solar. Ao fim de algum tempo, a confusão no calendário tornar-se-ia óbvia, com os meses a deixarem de coincidir com as estações em vigor.

Caberia a Júlio César regularizar uma situação que estava a tornar-se caótica entre romanos. Após o estudo do calendário egípcio, o imperador romano optaria por abandonar o calendário lunar e regressar ao solar.

Depois de mover janeiro e fevereiro para o início do ano, adicionou 10 dias a todos os meses até perfazer o total de 365 dias, passando fevereiro a contar com 29. Acabaria também por ser adicionado um dia extra ao mês ‘Julius’, ou julho, em homenagem a Júlio César, uma decisão mais tarde repetida por César Augusto, no mês de Augustus, ou agosto. Para tal, foi necessário retirar um dia a fevereiro, que regressaria assim aos 28 dias.

Desde então, cada ano conta com 365 dias, ficando assim por acrescentar 5 horas, 48 minutos e 47 segundos que contabilizam um dia extra para o mês de fevereiro, de quatro em quatro anos, e que definem os anos bissextos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.