Porque é que 2024 é bissexto e com um dia ‘extra’ em fevereiro?

Porque é que 2024 é bissexto e com um dia ‘extra’ em fevereiro?
| País
Porto Canal

O mês de fevereiro de 2024 conta com 29 dias no calendário, 24 horas a mais do que num ano comum. Mas a que se deve este dia ‘extra’ e porque é que acontece de quatro em quatro anos?

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O ‘culpado’ é na realidade o fenómeno de traslação do planeta Terra.

Se o fenómeno de rotação da Terra corresponde à sucessão de dias e noites, por um período de 24 horas, já a sucessão dos anos é atribuída à traslação do planeta, ou seja, ao tempo que o corpo celeste demora a fazer uma volta completa em torno do sol.

No total, a Terra demora 365,24 dias a fazer este percurso, o que faz com que a parte decimal seja adicionada ao ano seguinte. É por esse motivo que, de quatro em quatro anos, se tomou a decisão de adicionar um dia extra ao calendário.

O mês de fevereiro foi o escolhido por ser o mais pequeno, passando assim a ter 29 dias, a cada quatro anos, adoptando o nome de ano bissexto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.