Gaia recusa indemnização da Metro do Porto em parcela onde nascerá a futura estação das Devesas

Gaia recusa indemnização da Metro do Porto em parcela onde nascerá a futura estação das Devesas
| Norte
João Nogueira

A Câmara de Gaia não aceitou a proposta de indemnização da Metro do Porto para a expropriação de uma das parcelas do município em função das obras da nova Linha Rubi. Na base da decisão daquele executivo está a redução de mais de 70 mil euros que a autarquia iria receber.

Apesar da área a expropriar ter aumentado, o valor da indemnização reduziu de 193 mil euros para 120 mil euros, sendo que os serviços daquele município não encontraram alterações que justificassem a desvalorização da parcela.

A decisão foi discutida na reunião de Executivo desta segunda-feira e a recusa foi aprovada por unanimidade dos partidos.

A parcela em questão ladeia com a Estação de comboio das Devesas, junto à Avenida Manoel de Oliveira, na União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro Afurada. O terreno não tem edificações e, de acordo com o PDM, o espaço é classificado com Áreas Verdes de Utilidade Pública.

Para aquela zona, o traçado da Linha Rubi do metro prevê uma nova estação das Devesas e que será interligada com as linhas ferroviárias. Um novo interface com a Linha do Norte da Comboios de Portugal.

Com a não aceitação da indemnização por parte da Câmara de Gaia, o processo segue agora para arbitragem. Ainda assim, fonte da autarquia revelou que a presidência acredita que se chegará a um entendimento.

Contactada pelo Porto Canal, a Metro do Porto optou por não comentar.

O traçado vai percorrer 6,4 quilómetros entre Porto e Gaia, ao longo de oito estações. No Porto, nascem duas: Campo Alegre e Casa da Música. Do lado de Vila Nova de Gaia irão aparecer mais seis: Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.