A um passo de arrancar, Linha Rubi promete unir ocidente de Porto e Gaia

A um passo de arrancar, Linha Rubi promete unir ocidente de Porto e Gaia
| Porto
Porto Canal

Já há data para a cerimónia de consignação da empreitada para a construção da Linha Rubi da Metro do Porto, que vai voltar a ligar Porto e Vila Nova de Gaia, entre a Casa da Música e Santo Ovídio. O evento acontece esta terça-feira, pelas 16h00, nas Caves Ferreira, e vai ser presidido pelo Primeiro-Ministro António Costa.

A cerimónia vai marcar o dia "um" da obra da Linha Rubi, que vai fechar o anel Sul da rede de metro, conectando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja à Linha Amarela, em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O traçado vai percorrer 6,4 quilómetros entre Porto e Gaia, ao longo de oito estações. No Porto nascem duas, a do Campo Alegre e da Casa da Música, e do lado de Vila Nova de Gaia irão aparecer mais seis, sendo elas a de Santo Ovídio, de Soares dos Reis, das Devesas, da Rotunda, do Candal e da Arrábida.

Além disso, a obra implica a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro. A nova travessia, exclusiva para o metro e a circulação pedonal e de bicicletas, vai chamar-se ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha.

Os trabalhos foram entregues ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas e o valor global da obra é de 435 milhões de euros, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Porto

Rui Moreira e Carlos Meodas "em sintonia total" pedem reforço de efetivos na Polícia Municipal e na PSP

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defenderam esa segunda-feira a necessidade de o efetivo da Polícia Municipal e da PSP ser reforçado nas duas cidades, onde dizem ter existido um decréscimo da sua visibilidade.

Câmara do Porto desembolsa cerca de meio milhão de euros para requalificar Rua de Ramalde do Meio

O programa municipal Rua Direita avançou, esta segunda-feira, com a reabilitação da Rua de Ramalde do Meio, com valor de investimento de 495 mil euros.

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.