Candidatos à "Xunta" de Galiza já votaram todos e fizeram apelo transversal à participação dos galegos

Candidatos à "Xunta" de Galiza já votaram todos e fizeram apelo transversal à participação dos galegos
| Mundo
Porto Canal

Já todos os candidatos dos partidos das eleições da Galiza votaram e nas declarações aos jornalistas o discurso foi transversal: apelaram ao voto e a ida às urnas.

Pelas 11h30 da hora local, o candidato do PSdeG José Raón Gómez Besteiro votou em Lugo. Acompanhado pela número 2 da lista socialista de Lugo, Lara Méndez, o candidato socialista expressou "boas vibrações" para o dia eleitoral e partilhou alegria em participar no dia eleitoral por ser "uma celebração da democracia". “Encorajo todos a votarem, porque é um dia histórico e quero que mais pessoas participem na história da Galiza, mas acima de tudo, não sei o seu futuro ”, acrescentou o socialista, e tal como escreve o jornal local La Voz de Galicia.

Mas quem antes se dirigiu às urnas foi Ana Pontón, candidata do BNG, que votou ao lado de colegas do partido em Santiago. "Muito tranquila e entusiasmada", a líder nacionalista manifestou orulho por uma "campanha positiva, de ideias" que terá, segundo a sua perspetiva, empolgado muita gente e conciliado a política.

“Este é o dia em que os cidadãos têm o poder de decidir o futuro deste país nas suas próprias mãos", dirigindo-se aos galegos.

Perto das 11h30, Alfonso Rueda votou em Pontevedra, no Centro Galego de Tecnologia Desportiva. Acompanhado pelas filhas, o candidato do PPdeG procura revalidar o cargo de presidente da com entusiasmo e “esperança”, e disse ao La Voz de Galicia que está em contacto com Alberto Núñez Feijoo desde o início, e que ambos partilham sentimentos “muito positivos”.

A seguinte a votar foi Marta Lois, candidata de Sumar, pelo meio-dia. Não faltou, tal como os restantes, o pedido de voto para que "as urnas fiquem cheias de toneladas de cédulas, para que não haja mais cédulas na casa”.

A candidata do Podemos, Isabel Faraldo, exerceu o direito de voto também pela mesma hora, no centro social da Sagrada Família, um bairro operário da Corunha. Confessando-se nervosa pelas eleições, a candidata apelou a "uma mudança" na Galiza e reivindicou um lugar no parlamento galego para “ uma força transformadora do Podemos”.

Armando Ojea, do DO, e Álvaro Díaz Mella, também votaram e expressaram o transversal apelo, ambos à espera de um lugar no parlamento. 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.