Sondagens dão maioria absoluta ao PP na Galiza

Sondagens dão maioria absoluta ao PP na Galiza
Reuters
| Mundo
Porto Canal

As sondagens divulgadas este domingo na imprensa galega dão conta de uma possível vitória com maioria absoluta do Partido Popular na Galiza.

A Sondaxe, numa sondagem elaborada a partir de 1.200 entrevistas entre 14 e 17 de fevereiro, aponta para que o PP consiga eleger 39 deputados, um a mais do necessário para conseguir garantir a maioria absoluta no Parlamento galego. Ainda assim, o partido de centro-direita perderia três deputados em relação aos que teve nos últimos anos.

O Bloco Nacionalista Galego aumenta a representação no Parlamento, mas não o suficiente para importunar a governação do PP. O partido liderado por Ana Pontón sobe de 19 para 25 deputados, segunda a sondagem da Sondaxe.

Já o Partido Socialista da Galiza deve perder deputados, descendo de 14 para 11 representantes na “Xunta”.

A Sondaxe aponta a que o Parlamento galego se mantenha com apenas três partidos representados, com o Vox, Sumar e Podemos a falhar a eleição de deputados.

Já a GAD3 dá também a maioria absoluta ao PP, mas abre a possibilidade de um quarto partido entrar na “Xunta”.

A empresa de sondagens dá conta que o PP deverá ter entre 39 e 40 deputados, o BNG entre 25 e 26, o PSdG com 9 ou 10, e o Democracia Ourensena, um novo partido, a poder eleger um representante.

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.