Eleições na Galiza com maior afluência até às 17h00 em relação a último sufrágio

Eleições na Galiza com maior afluência até às 17h00 em relação a último sufrágio
Foto: Xoán Carlos Gil | La Voz de Galicia
| Mundo
Porto Canal

A afluência às urnas nas eleições para o parlamento regional da Galiza está a superar o último sufrágio, em julho de 2020, bem como a afluência registada nas eleições de 2016.

De acordo com o jornal regional “La Voz de Galicia” às 17h00 (16h00 em Portugal continental) a participação na eleição para a “Xunta” ascende aos 49,13%. Votaram até esse momento mais de um milhão de eleitores.

Ourense foi a província com maior participação até às 17h00 locais, com uma afluência de 50,19%, seguindo-se Lugo, Pontevedra e A Coruña.

A Galiza elege o novo parlamento regional nas eleições deste domingo. As últimas sondagens dão como quase certa a vitória do Partido Popular, liderado por Alfonso Rueda, mas o crescimento do Bloque Nacionalista Galego pode ameaçar a maioria absoluta da direita e colocar, pela primeira vez, o partido de Ana Pontón à frente da “Xunta.”

A Galiza foi governada pelo Partido Popular durante praticamente todos os últimos 34 anos, desde 1990. A excepção foi o período entre 2005 e 2009, após uma eleição que pôs termo ao governo a 15 anos e quatro mandatos de Manuel Fraga (PP), marcada pelo forte abalo que resultou do desastre do petroleiro Prestige.

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.