Galiza decide futuro político nas suas décimas segundas eleições regionais

Galiza decide futuro político nas suas décimas segundas eleições regionais
Foto: Reuters
| Mundo
Porto Canal

Este domingo a Galiza está em pleno processo eleitoral, com mais de 2.300 espaços eleitorais abertos desde as 9h00 da manhã para receber os votos dos mais de 2.6 milhões de galegos convocados às urnas.

As urnas estão abertas desde as 9 horas locais e no que diz à participação dos galegos no exterior, segundo informações avançadas pelo La Voz de Galicia, foi registada uma taxa de 6,15%, com cerca de 29.300 eleitores a votar fora da Galiza.

Segundo a publicação, este número representa um aumento significativo em relação às eleições anteriores, demonstrando um engajamento maior por parte dos galegos no estrangeiro nestas eleições de 2024.

Nestas eleições, os galegos irão eleger 75 deputados, que formarão o próximo Parlamento da Galiza e, por consequência, elegem o próximo presidente da Junta da Galiza. A conquista de 38 destes lugares assegura a liderança do Governo regional.

Os três principais candidatos com chances de liderança são Alfonso Rueda, representando o PPdeG; Ana Pontón, do BNG; e José Ramón Gómez Besteiro, do PSdeG. Todos já exerceram o seu direito de voto, destacando a importância da participação neste pleito.

Na foto acima, o candidato do PPdeG, Alfonso Rueda, já formalizou o seu voto numa urna em Pontevedra. Os restantes candidatos também já votaram.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.