Empresa de robótica de Azeméis investe 1,5ME reforçando aposta na internacionalização

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 14 ago (Lusa) - Uma empresa de soluções robóticas está a construir novas instalações em Oliveira de Azeméis, investindo 1,5 milhões de euros para aumentar a sua capacidade de resposta a diferentes indústrias e reforçar a aposta na internacionalização.

A firma Fluidotrónica celebra este ano uma década de atividade e começou por dedicar-se apenas à comercialização de marcas exclusivas, mas, ao fechar 2013 com um volume de negócios na ordem dos três milhões de euros, 60% dessa faturação já se referia a soluções concebidas internamente à medida das necessidades dos clientes.

"Decidimos construir um novo pavilhão na zona industrial da Ouriçosa, porque o espaço que ocupamos atualmente já está pequeno para aquilo de que precisamos, quer no que se refere à área disponível para construção de equipamentos, quer no que respeita ao alojamento dos próprios funcionários", declarou à Lusa Sérgio Silva, um dos sócios-gerentes da empresa.

"Esperamos concretizar a mudança antes de terminado o primeiro trimestre de 2015 e depois ainda planeamos novos investimentos ao longo dos cinco anos seguintes, com vista à aquisição de tecnologia nova e à contratação de 10 a 15 pessoas para funções técnicas e oficinais na área da eletromecânica", acrescentou o empresário.

As soluções de automação desenvolvidas na Fluidotrónica por uma equipa de 36 colaboradores destinam-se sobretudo a setores relacionados com a indústria automóvel, sendo absorvidas pelos "grandes produtores nacionais que trabalham nessa área".

"No essencial, produzimos linhas de montagem, células robotizadas e tudo que aquilo que possa refletir-se em ganhos de produtividade, na melhoria da qualidade do produto e em melhores condições de trabalho para os próprios empregados, nomeadamente no que se refere à ergonomia", explica Sérgio Silva.

Da produção para o território nacional vem surgindo, por sua vez, a crescente afirmação da empresa no mercado externo, que em 2013 já representou 30% da faturação da casa, "sem grande esforço nem nenhuma estratégia concertada".

"Como constamos da lista de fornecedores das multinacionais, quando as empresas de outros países precisam de um serviço como o nosso, é por aí que nos descobrem e contactam", revela o sócio-gerente da firma.

O 10.º aniversário da Fluidotrónica marca assim o arranque de uma nova fase na vida da empresa, para o que estão já definidos três graus de concretização: a referida mudança para novas instalações, a implementação interna de novos sistemas de gestão integrada certificados pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, e a adoção de uma política de internacionalização "mais consolidada".

"Por enquanto, a nossa presença está limitada a Portugal e à Europa, mas temos muito potencial de crescimento", garante Sérgio Silva. "Em 2015 vamos apostar na América Latina e no Magrebe, e é já com esse objetivo em vista que contamos marcar presença em algumas feiras do setor realizadas nesses países", anuncia.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.