Eterno Quintana homenageado por adeptos húngaros

Eterno Quintana homenageado por adeptos húngaros
| Desporto
Porto Canal

O guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto que faleceu aos 32 anos, foi esta quinta-feira homenageado por adeptos húngaros. A lembrança foi entregue ao capitão dos ‘azuis e brancos’ momentos antes do início da partida a contar para a 11.ª jornada do grupo B da Liga dos Campeões, que colocou frente a frente FC Porto e Veszprém (11-21).

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A 20 de março de 1988, dia em que os adeptos do FC Porto, recém-campeão do mundo, celebravam uma vitória sobre o Vitória de Setúbal para a liga portuguesa, nascia em Havana, a mais de sete mil quilómetros de distância do Estádio das Antas, Alfredo Eduardo Quintana Bravo. Cruzaria o Atlântico 23 anos mais tarde, quando já tinha dois metros e um centímetro de altura e era finalista do curso superior de Cultura Física, para se tornar o primeiro atleta cubano do andebol português e representar o clube que conhecia bem desde 2004, por causa do futebol, e ao qual já achava piada por exibir nos equipamentos o azul e o branco comuns ao Industriales, a equipa de basebol que sempre apoiou.

Em dez anos a viver em Portugal, Alfredo Quintana ganhou muitos jogos e conquistou vários títulos, fez milhares defesas e afirmou-se como um dos melhores guarda-redes do andebol mundial. Mais importante do que isso, não demorou a ser reconhecido pelas qualidades humanas que eram indisfarçáveis e que tocaram todos os que acompanharam o seu percurso e com ele conviveram. A humildade e a extroversão, a simpatia e o respeito. O coração enorme. Foi um homem grande em todas as dimensões.

Identificado pelo diretor-geral do andebol portista, José Magalhães, durante o campeonato Pan-americano de 2010, no Chile, estreou-se pelo FC Porto a 26 de março de 2011, numa receção ao Sporting da Horta. Menos de dois meses depois, era campeão nacional pela quarta vez – já o tinha sido em três ocasiões em Cuba –, a primeira em Portugal. Ao longo de uma década, teve Hugo Laurentino como principal companheiro nas redes azuis e brancas e Ljubomir Obradovic e Magnus Andersson como treinadores que o ajudaram a vencer nove troféus nacionais: seis campeonatos, uma taça, duas supertaças.

Foi distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição em 2014, o ano em que se naturalizou português e estreou pela seleção de Portugal, que representaria ao mais alto nível no Europeu de 2020 e no Mundial de 2021 – em 2009, já tinha participado no Mundial ao serviço de Cuba. Portuense já era desde tempos mais remotos. Por isso, quando tinha saudades de Havana e do mar das Caraíbas, gostava de dar “um passeio até à Foz, para respirar as ondas”. E não escondia que apreciava francesinhas, como um bom tripeiro.

O melhor que lhe aconteceu no Porto, no entanto, não foi o sucesso desportivo ou a integração perfeita numa realidade tão diferente da cubana. Acima de tudo isso, colocou sempre a família que construiu com a Raquel a partir de 2015 e da qual fazia parte a Alicia – que venerava como um “anjo” e uma “princesa” nas redes sociais– desde o verão de 2019.

Com apenas 32 anos de idade, Alfredo Quintana morreu no Hospital de São João, no Porto, a 26 de fevereiro de 2021, quatro dias depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para mais um treino no Dragão Arena.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.