Guiné-Conacri declara "emergência de saúde nacional" devido à epidemia do vírus Ébola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Conacri, 13 ago (Lusa) - O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, decretou hoje o estado "emergência de saúde" no país devido à epidemia do vírus Ébola, durante uma declaração feita na televisão pública guineense.

"A Organização Mundial de Saúde decretou o estado de emergência pública de saúde de alcance internaiocnal contra a doença provocada pelo vírus Ébola. Considerando que a Guiné é signatária da constituição da OMS, eu declaro uma emergência de saúde nacional contra a doença do vírus Ébola na República da Guiné", declarou o Presidente durante a intervenção.

De acordo com a agência noticiosa AFP, o chefe de Estado anunciou ainda um novo conjunto de medidas para vigorar a partir de hoje.

A OMS declarou na sexta-feira o surto de Ébola como emergência pública de saúde de alcance internacional e recomendou medidas excecionais para deter a propagação do vírus, que desde março já provocou mais de mil mortos.

O porta-voz da OMS citou a necessidade de controlos sanitários e o reforço de infraestruturas de saúde, particularmente nos países com transmissão ativa do Ébola - Guiné Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

A OMS apela ainda para que os Estados fronteiriços proporcionem acesso a diagnósticos e garantam intervenção rápida e adequada de técnicos de saúde.

O vírus Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue e outros fluidos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

Ainda não há vacina conhecida para a doença, mas na segunda-feira a comissão de ética da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou o uso de tratamentos experimentais, definindo como condições "uma transparência absoluta relativamente aos cuidados".

MBA(VYE) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.