Autarca garante que água de praia fluvial de Prado, Vila Verde, está apta para banhos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 13 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, garantiu hoje que a água da praia fluvial do Faial, em Prado, "está em condições para banhos", pelo que o levantamento da interdição deverá acontecer "a todo o momento".

"Os resultados das análises, que já conheço, comprovam que a água está apta para a prática balnear. E isso é o que nos interessa, embora formalmente as entidades competentes ainda não tenham dado ordem para retirar a bandeira vermelha e hastear a verde", referiu o autarca.

A interdição a banhos foi decretada há mais de três semanas pela Autoridade de Saúde Pública, após a deteção de salmonelas na água.

A Câmara já manifestou surpresa por esta decisão, garantindo que "nunca nenhuma análise" feita pela Agência Portuguesa do Ambiente se situou fora dos parâmetros definidos na legislação, pelo que, por aquela entidade, "a água sempre foi considerada de qualidade para o uso a que se destina".

O vereador do Ambiente, Patrício Araújo, chegou a criticar a Autoridade de Saúde pelo seu alegado "excesso de zelo", considerando "no mínimo estranho" que nas praias situadas na margem oposta e mais a jusante do mesmo rio não tenha sido detetadas salmonelas.

"Consideramos no mínimo controverso o facto de se adotar de imediato a medida mais gravosa e mais extrema da interdição total, ao invés do desaconselhamento da prática balnear", sublinhou ainda o vereador, numa declaração em reunião do executivo.

Depois da interdição, a Autoridade de Saúde fez uma primeira análise à água, que revelou que está em condições para a prática balnear.

Para confirmar, foi feita uma segunda análise, que, segundo António Vilela, voltou a dar a conta da qualidade da água.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.