Ainda não há solução para evitar o corte da circulação do elétrico na margem do Porto

Ainda não há solução para evitar o corte da circulação do elétrico na margem do Porto
| Porto
João Nogueira

A circulação do elétrico pela Rua do Ouro, na margem do Porto, poderá estar comprometida com a construção da nova ponte Ferreirinha, da Linha Rubi de metro. Neste momento continua a ser “estudada uma solução” para que tal não aconteça, referiu Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP.

A preocupação já tinha sido manifestada em janeiro pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, após reunião do executivo. Naquela data, o autarca explicou que o problema estava associado com a catenária do elétrico.

“Há uma única questão que está a ser estudada neste momento: será um período de três meses, que está relacionado com a catenária da linha do elétrico. Ou seja, na própria construção do suporte à estrutura que permitirá a betonagem da ponte, haverá uma aproximação entre a catenária e essa estrutura. Estão a estudar formas de ela ser desviada”, declarou Filipe Araújo na altura.

A solução para o problema parece não ter sido ainda encontrada, com estudos a serem feitos para evitar um corte que, segundo o Porto Canal apurou, não é do interesse da STCP ou da Câmara do Porto.

Aumento do preço dos bilhetes
A presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, disse ainda ser “natural” a subida do preço dos bilhetes do elétrico, que vai a discussão na reunião da Câmara do Porto da próxima segunda-feira. A responsável lembrou as limitações na circulação daquela rede devido às obras do metro.

“A rede de carro elétrico é muito reduzida e está limitada, neste momento, por causa das obras da Metro do Porto, a metade. Tem que existir um fator moderador da procura porque não temos capacidade de aumentar uma rede que está reduzia a metade e continuamos a ter uma procura bastante substancial”.

Cristina Pimentel acrescentou ainda que não há qualquer aumento desde 2022. O acréscimo ao preço do título será de um euro, ou seja, um bilhete de uma viagem passa de 5 para 6 euros.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).