Plataforma da PSP e GNR pede prudência à Liga de Futebol

Plataforma da PSP e GNR pede prudência à Liga de Futebol
| Desporto
Porto Canal / Agências

A plataforma das forças de segurança que tem protagonizado manifestações por melhores condições salariais criticou na noite de sábado a Liga de Futebol, pedindo-lhe prudência e lembrando que o futebol não está acima da legalidade.

O comunicado plataforma surge depois de um sábado marcado, no futebol, pelo adiamento do jogo Famalicão-Sporting, por falta de condições de segurança, já que os polícias que deviam estar a trabalhar no estádio apresentaram atestado médico, enquanto outros profissionais da PSP contactados alegaram situações de indisposição.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) exigiu ao Governo, “em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias".

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou no sábado à noite que pediu a abertura de um inquérito, e convocou para a manhã deste domingo uma reunião com os responsáveis máximos da PSP e da GNR.

A Plataforma dos sindicatos da PSP e associações da GNR estranha a situação, afirmando que só houve silêncio da parte do Governo após manifestações de milhares de polícias e guardas, e vigílias em vários pontos do país, o que não acontece agora quando não se realizou um jogo de futebol, “por motivos de saúde”.

Sobre a exigência da Liga de um inquérito a plataforma diz que as situações de ausência “estão ou serão devidamente atestadas por profissionais de saúde, não devendo um organismo de futebol pronunciar-se relativamente a questões de saúde”.

“À Liga Portuguesa exige-se um comportamento prudente, que respeite o quadro legal, evitando discursos inflamados, capazes de colocar em causa os profissionais de Saúde e os próprios Polícias. Deve a Liga Portuguesa estar ciente que o Futebol não está acima da legalidade ou de outros constrangimentos. A Liga e outras entidades com responsabilidade devem abster-se de fazer comentários que demonstram um total desconhecimento sobre a dimensão do problema”, diz-se no comunicado.

A plataforma de sindicatos da PSP e associações da GNR recorda que na sexta-feira remeteu um ofício ao primeiro-ministro e ao ministro da Administração Interna, no qual avisa que os polícias chegaram ao limite, “podendo desesperadamente extremar posições, como as que estão a desenvolver-se por todo o país”.

A Plataforma, avisou, “não tem condições de enquadrar todas estas situações, que atingirão proporções indesejáveis para todos”.

No comunicado desta noite a plataforma estranha que o primeiro-ministro não tenha recebido o ofício, como disse no sábado o gabinete de António Costa.

Os elementos da PSP e da GNR exigem um suplemento idêntico ao atribuído à Polícia Judiciária, estando há mais de três semanas em protestos que começaram com um agente da PSP a pernoitar em frente à Assembleia da República, em Lisboa, e que depois se alargaram a todo o país.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.