Espiões foram aumentados à semelhança da Polícia Judiciária

| Norte
Tiago Ferraz Alheiro

Os agentes secretos também foram aumentados e tiveram uma revisão no suplemento com retroativos a janeiro de 2023.

Os protestos das forças de segurança não são novidade.

A luta pela progressão na carreira, por melhores condições salariais e de trabalho bem como pela equiparação a outras forças de segurança, nomeadamente a Polícia judiciária, que recebe um subsídio de missão, tem sido evidente.

Sabe-se agora, de acordo com o Público, que os agentes secretos também foram aumentados e tiveram uma revisão no suplemento com retroativos a janeiro de 2023.

A Informação foi confirmada por fonte do gabinete de António Costa que adianta que tal é uma realidade devido ao “desgaste físico” e ao facto de esta ser uma “profissão de risco”.

Paulo Santos, da Associação Sindical de Profissionais da Polícia, diz que já conhecia esta realidade, não é contra, mas realça que o que mais choca é a diferença de tratamento para a PSP e GNR e a falta de resposta relativamente ao suplemento de missão para estas forças de segurança:

“Aquilo que eu acho estranho é o governo continuar no silêncio, no que diz respeito à resposta a dar à PSP, GNR e Guarda Prisional relativamente ao suplemento de missão. Vai evocando uma narrativa constante de que o governo em gestão não pode responder, vai-se percebendo que a situação da Polícia Judiciária foi resolvida, e bem, relativamente à questão salarial e do suplemento…. Agora sabe-se que, de forma mais blindada, mais secreta, também foi feita uma valorização remuneratória para os elementos dos serviços secretos… A perguntas que se faz é: é para quando uma resposta relativamente à PSP e GNR?”, salienta.

O que é necessário, na perspetiva da associação sindical de profissionais da polícia, é uma valorização igual à que é feita a outros profissionais, em particular, da polícia judiciária:

“Não percebo é como é que na PSP e na GNR, todas as especificidades da Penosidade, da insalubridade, do risco, das restrições de direito que nós temos, não são valorizados na mesma dimensão. Aliás, são valorizados uma dimensão muito mais redutora…Por isso, quero dizer que, em todas estas premissas, na primeira linha estão os profissionais da PSP e da GNR estão na primeira linha porque têm sido aqueles que mais têm ficado de fora de todos estes aumentos salariais”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, no final do último ano, um diploma que valida a nova realidade nas carreiras especiais dos agentes das secretas.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).