FC Porto: Quatro centímetros custaram dois pontos. Crónica de jogo

FC Porto: Quatro centímetros custaram dois pontos. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto desperdiçou uma excelente oportunidade de ficar à distância mínima do primeiro lugar do campeonato. Frente ao Rio Ave, após o adiamento do jogo do Sporting em Famalicão, os portistas não marcaram nem sofreram e somaram apenas um em vez dos três pontos desejados. Este resultado deixa-os com 46, menos dois do que o Benfica e três atrás do Sporting, sendo que ambos os rivais de Lisboa têm um jogo em atraso.

Os onze eleitos por Sérgio Conceição em Faro repetiram a titularidade no Estádio do Dragão e foi preciso esperar pouco para que houvesse ação. Logo ao terceiro minuto, na grande área Norte, Evanilson foi derrubado por um defesa forasteiro e António Nobre apontou para a marca de grande penalidade, porém, alertado por António Nobre, o juiz leiriense reverteu a decisão e mandou seguir.

Aos dez, após lance de insistência, Francisco Conceição cruzou na medida certa, Nico González acertou no alvo, Jhonathan defendeu e Galeno atirou para o fundo das redes, mas o número 13 estava quatro centímetros adiantado. O Rio Ave respondeu, ficou a centímetros de gelar as bancadas bem preenchidas, e alertou o conjunto da casa para os perigos que vinham dos Arcos.

Evanilson e Francisco Conceição voltaram a dar trabalho ao guarda-redes visitante antes da meia-hora, Jhonatan tornou a dizer “presente” e Chico repetiu a dose pouco depois, novamente sem sucesso. A terceira intervenção do videoárbitro surgiu bem perto do descanso, outra vez para anular um golo da única equipa capaz de rematar enquadrado (este por 19cm) e para frustrar as hostes azuis e brancas. Feitas as contas, ao intervalo o VAR já havia revertido dois golos e uma grande penalidade a favor do FC Porto.

Um lance confuso de Evanilson entre os defesas serviu de presságio para o resto da segunda parte. Os Dragões instalaram-se de armas e bagagens no terreno adversário, jogavam com a defesa 50 metros adiantada e pressionavam logo no último terço, só que faltavam ideias e capacidade concretizadora.

Iván Jaime e Toni Martínez entraram, Nico González e Galeno saíram, o número 10 tentou fazer tudo sozinho, mas nunca conseguiu. Sérgio Conceição lançou Gonçalo Borges e Danny Namaso, retirou João Mário e Francisco, Boateng viu um cartão vermelho no período de compensação e Alan Varela ficou perto de desfazer o nulo na cobrança da falta, porém a sorte não queria nada com os portistas e o apito final soou quando o marcador se mantinha intacto.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.