Laboratórios alertam para consequências das análises em centros de saúde e hospitais

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 11 ago (Lusa) - A Associação Nacional dos Laboratórios (ANL) considerou hoje, em Bragança, que a realização de análises clínicas, em centros de saúde e hospitais, por decisão da Unidade Local Saúde do Nordeste (USLNE), pode ter "graves consequências" para utentes e para a região.

Para o presidente da ANL, José Chaves, a "internalização" das análises pela USLNE, poderá acarretar o fim da rede de laboratórios clínicos na região e os custos sociais associados.

José Chaves disse à Lusa que a ULSNE está a apresentar algumas alternativas aos laboratórios, que passam "por um acordo bilateral", com "uma redução de 30% nos custos das análises" e, se aqueles não a aceitarem, "será feito um concurso para que concorram com a melhor proposta, partindo sempre de um teto máximo de 30% para o serviço convencionado".

Esta proposta, porém, não é do agrado da associação, pois se os valores propostos pelos laboratórios não forem aceites, a ULSNE procederá então à "internalização" dos serviços de análises clínicas, nos centros de saúde ou nos hospitais da região.

"Esta situação, a acontecer, vai retirar à população a liberdade de escolher o local onde quer fazer as suas análises e, por outro lado, retirar qualquer tipo de viabilidade financeira e de sustentabilidade aos laboratórios existentes na região nordestina", enfatizou José Chaves.

Os representantes da ANL acreditam que, com esta posição, a ULSNE vai criar "uma situação menos cómoda para outros utentes, assim como para os benificiários do Serviço Nacional de Saúde".

Na reunião de hoje da ANL, em Bragança, foi apresentado o documento "Análises Clínicas no Nordeste Transmontano: cinco pontos que os utentes devem saber", sobre as consequências da internalização das análises e os direitos que assistem aos utentes.

A ANL tem por objetivo distribuir este documento junto da população.

FYP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.