EUA executaram nova série de bombardeamentos contra 'jihadistas' no norte do Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 10 ago (Lusa) -- Os Estados Unidos realizaram, no sábado, uma nova série de bombardeamentos seletivos contra posições do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, para proteger a minoria étnico-religiosa curda 'yazidi', informou o Pentágono.

O primeiro dos ataques de sábado ocorreu às 15:20 GMT (16:20 em Lisboa) e foi levado a cabo com aviões de combate e aviões não tripulados, segundo o Comando Central dos Estados Unidos, encarregado do Médio Oriente.

Este bombardeamento tinha como objetivo acabar com dois veículos blindados que estavam a disparar contra os 'yazidis' perto do monte Sinyar, tendo um deles sido destruído. Cerca de 20 minutos mais tarde, durante outro ataque, um avião norte-americano bombardeou e destruiu outros dois blindados e um camião armado.

O terceiro ataque ocorreu pelas 19:00 GMT (20:00 em Lisboa), quando outro avião norte-americano bombardeou outro blindado na mesma zona.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou no sábado que o conflito no Iraque não irá resolver-se nas próximas semanas, um dia depois dos primeiros ataques norte-americanos para travar o avanço dos 'jihadistas' do Estado Islâmico no norte do país.

"Não vou avançar com um calendário preciso", disse Obama numa conferência de imprensa na Casa Branca. "Não creio que possamos resolver este problema em poucas semanas. Penso que vai levar algum tempo", acrescentou.

Obama disse que os Estados Unidos tiveram de intervir porque o avanço dos combatentes do Estado Islâmico (EI) foi "mais rápido" do que os serviços de informações previam.

Os Estados Unidos iniciaram na sexta-feira ataques "seletivos" contra posições do EI com duas rondas de bombardeamentos.

O EI controla Mossul, a segunda cidade do Iraque, desde 10 de junho e combate em vários pontos do norte do Iraque para ampliar o "califado" que proclamou.

A ofensiva 'jihadista' provocou o êxodo de dezenas de milhares de civis, entre os quais vários milhares da minoria étnico-religiosa Yazidi, perseguida pelos 'jihadistas'.

FV (EO/MDR) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.