Ministro dos Negócios Estrangeiros francês desloca-se hoje ao Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 10 ago (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, desloca-se hoje ao Iraque, a Bagdade e depois a Erbil, capital da região autónoma do Curdistão iraquiano, onde deverá encontrar-se com o Presidente Massud Barzani, informou o ministério.

O ministro partiu de França esta manhã com destino a Bagdade, cidade onde terá um encontro com o seu homólogo iraquiano, Hoshyar Zebari, antes de seguir para Erbil, no nordeste, de acordo com a AFP. Laurent Fabius vai supervisionar a entrega de ajuda humanitária francesa aos civis deslocados, que fugiram na sequência dos avanços no terreno pelos 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI).

Estas primeiras entregas de ajuda humanitária devem "atender às necessidades básicas urgentes dos deslocados", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

O Iraque é palco de um ataque de grupos rebeldes, liderados pelo Estado Islâmico, que a 10 de junho tomou Mosul, segunda cidade do país, avançando para outras zonas do norte e centro.

Os combatentes do EI estão a cerca de 40 quilómetros de Erbil.

Os ataques aéreos norte-americanos começaram na sexta-feira e continuaram no sábado contra posições do EI.

No decurso da sua visita de um dia, a primeira de um ministro francês desde o início da ofensiva dos 'jihadistas' no princípio de junho, Laurent Fabius vai encontrar-se com o Presidente iraquiano Barzani e com representantes das minorias cristãs e de deputados curdos encarregues da minoria 'yazidi', outra comunidade religiosa perseguida.

O Presidente francês, François Hollande, e Massud Barzani conversaram ao telefone, na quinta-feira, e assinalaram o seu "desejo de cooperação para bloquear a ofensiva do Estado islâmico no nordeste do Iraque", segundo a presidência gaulesa.

No sábado, durante nova conversa telefónica com o Presidente do Curdistão iraquiano, Hollande informou-o das próximas entregas de equipamentos de primeiros socorros no Iraque.

O Presidente francês disse-se determinado a mobilizar a comunidade internacional, e em particular a União Europeia para responder às necessidades dos deslocados, no norte do Iraque, que a ONU estima em cerca de 200.000 pessoas.

Londres anunciou uma entrega "iminente" de ajuda humanitária aos deslocados e os Estados Unidos já efetuaram algumas entregas em aviões militares.

FV (EJ/ PCR) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.